Notícias

COLUN divulga questionário de pesquisa sobre dança em São Luís

publicado: 23/04/2025 15h37, última modificação: 23/04/2025 16h11
COLUN divulga questionário de pesquisa sobre dança em São Luís

O Colégio Universitário da UFMA (COLUN) está com um novo questionário aberto à comunidade como parte das atividades do projeto de pesquisa “MOVER: os chãos das danças”, coordenado pelo professor Thulio Guzman. A iniciativa busca mapear os territórios e agentes da dança presentes tanto no ambiente escolar quanto na cidade de São Luís.

Desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM), o projeto visa introduzir estudantes do ensino médio no universo da pesquisa científica, com foco na área da dança. Nesta fase da investigação, o objetivo é levantar informações que permitam identificar onde e com quem a dança está presente, reconhecendo pessoas, coletivos, espaços e práticas que mobilizam a arte do movimento na capital maranhense. O questionário, aberto ao público geral, tem participação voluntária, e qualquer pessoa pode responder, mesmo que não atue diretamente com dança.                                                   

“'O Projeto ‘MOVER: os chãos das danças’ tem por objetivo identificar agentes e territórios da dança na cidade de São Luís, para futuros desdobramentos do projeto. São exercícios de mapeamento para levantamento de dados, visando reconhecer territórios, pessoas, escolas, projetos e outras iniciativas de dança. Além disso, buscamos introduzir às estudantes voluntárias participantes noções básicas do método científico e da pesquisa em dança”, explica o coordenador do projeto, professor Thulio Guzman.

O estudo conta com a participação das estudantes Déborah Silva, Elayne Araújo e Mirella Rodrigues, integrantes da pesquisa. E também visa fomentar o interesse pela pesquisa científica desde o ensino médio, além de valorizar a dança como área de conhecimento e expressão cultural.

Para Guzman, a pesquisa tem relevância tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral. “A iniciativa pretende mobilizar e despertar questionamentos acerca da valorização da dança e dos seus profissionais, pela comunidade acadêmica e público em geral, evidenciando espaços e agentes atuantes na área e mobilizando todo o público interessado para somar em futuras iniciativas do projeto”, afirma.

O professor convida a população a participar da pesquisa. “Convidamos a todos a contribuir com nossa pesquisa, preenchendo os breves formulários, que nos ajudarão a ter um panorama das redes que são formadas entre territórios e pessoas fazedores da dança. Para preencher o formulário, não precisa ter relação com dança, apenas vontade de contribuir com nossa pesquisa e responder às perguntas. Pelo recorte, nos planos de trabalho na pesquisa, temos dois formulários: um para público em geral e outro apenas para a comunidade pedagógica do COLUN”, declara Thulio.

Ao final dessa etapa, espera-se apresentar um exercício cartográfico elaborado pelas estudantes, com base no dados coletados. “Queremos visualizar as redes e seus territórios, além de compor uma base de dados que servirá para direcionar futuras ações do projeto, como cursos, seminários e encontros”, esclarece o professor.

Para acessar o formulário e contribuir com a pesquisa, clique aqui, se não possui vínculo com o COLUN e aqui se possui.

Por: Geovanna Selma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: