Notícias

COLUN abre inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil

publicado: 16/06/2025 16h21, última modificação: 16/06/2025 17h00
Curso é destinado a profissionais que atuam na área da educação infantil
COLUN abre inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e do Colégio Universitário (COLUN), está com inscrições abertas, de 16 a 30 de junho, para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil (ERER). O curso é totalmente gratuito, oferecido na modalidade semipresencial e disponibiliza trezentas vagas destinadas a profissionais que atuam na educação infantil.

Com duração de nove meses, de julho de 2025 a março de 2026, a formação possui carga horária total de 240 horas, combinando atividades on-line, realizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais programados. O público-alvo são profissionais da educação dos municípios de São Luís, Bacabal, Codó, Chapadinha e Imperatriz.

De acordo com a coordenadora do curso e professora do Colun, Fernanda Rodrigues, o principal objetivo da formação é capacitar educadores para desenvolverem práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial, a valorização das identidades negras e o enfrentamento do racismo desde a primeira infância. A proposta do curso está alinhada à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), instituída em 2024.

Entre os principais eixos abordados ao longo do curso, destacam-se a implementação efetiva da Lei 10.639/2003 na Educação Infantil, a adoção de materiais didáticos e práticas pedagógicas que valorizem a diversidade étnico-racial, e o fortalecimento de uma compreensão crítica sobre o racismo estrutural e suas manifestações no cotidiano escolar. Também serão trabalhadas a promoção do respeito às diferentes culturas, saberes e histórias afro-brasileiras e africanas, bem como a construção de propostas pedagógicas antirracistas centradas nas infâncias negras.

Para a coordenadora, a formação de professoras e professores com uma perspectiva antirracista é estratégica, sobretudo, na Educação Infantil, etapa decisiva para a formação da identidade, autoestima e senso de pertencimento das crianças. O curso representa uma resposta concreta aos desafios impostos pelo racismo estrutural, contribuindo para a implementação de uma educação antirracista e afrocentrada, a valorização da ancestralidade e dos saberes afro-brasileiros, o enfrentamento do racismo institucional e das desigualdades raciais no ambiente escolar, além do fortalecimento da escola como espaço de transformação social, reparação histórica e afirmação da diversidade.

As inscrições estarão disponíveis entre os dias 16 e 30 de junho de 2025.

Para mais informações, acesse o site (clique aqui), ou entre em contato pelo e-mail: erer.colun@ufma.br.

Por: Maria Clara Botentuit

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: