Colégio Universitário realiza primeira validação étnico-racial dos candidatos declarados pretos e pardos

publicado: 26/02/2021 15h05, última modificação: 26/02/2021 17h26
Ação da comissão de heteroidentificação para estudantes negros do Colun (19).jpeg

Nesta sexta-feira, 26, a Comissão de Heteroidentificação da UFMA está realizando, no Colégio Universitário (COLUN), a confirmação étnico-racial dos candidatos declarados pretos e pardos que se submeteram ao seletivo do Colégio de Aplicação para ingresso no 5º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio Regular; 1º ano dos Cursos Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente e no Curso Técnico em Enfermagem na modalidade subsequente.

A Comissão de Heteroidentificação Racial da UFMA foi instituída por portaria, para compor todos os processos de heteroidentificação da Universidade Federal do Maranhão, e, segundo o presidente da comissão, Acildo Leite, o Colun ainda não passava por esse processo, ou seja, os candidatos que se inscreviam no seletivo do colégio somente se autodeclaravam. “É importante o trabalho da comissão, para que ela avalie se realmente aquele aluno que se inscreveu na cota de preto e pardo está atendendo aos critérios estabelecidos pela política nacional de ações afirmativas. Ao todo, a comissão é composta por uma média de 40 servidores da UFMA, que analisam os candidatos que ingressam nos cursos de graduação, e, pela primeira vez, o Colun recebe essa comissão, composta pelos professores Fernanda Rodrigues, Cláudia Simone e Rodrigo Bianchinni, e pelos técnicos-administrativos Tadeu Luís e Ednaldo Reis”, enfatizou.

A Comissão é responsável por analisar e avaliar os critérios de fenótipo dos candidatos, seguindo a Lei Federal n° 12.990 de 2012, e a resolução interna n° 1.899 de 2019. “A comissão de heteroidentificação tem a responsabilidade de garantir a transparência e a lisura do processo de autodeclaração dos candidatos pretos e pardos que concorrem às vagas”, explicou a professora Ana Caroline Miranda, integrante da comissão de matrícula do Colun.

O diretor do COLUN, Janilson José Alves Viegas, enfatiza que o trabalho conta com a colaboração da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) e da equipe do departamento de Eventos e Concursos da UFMA. A comissão realizará a avaliação até às 17 horas.

Ação da comissão de heteroidentificação para estudantes negros do Colun

Por: Maria Eduarda Sousa

Produção: Marcos Paulo