Colégio Universitário realiza formatura de 66 alunos de quatro turmas do ensino médio

publicado: 19/01/2023 13h49, última modificação: 20/01/2023 16h07

Na noite de ontem, 18, o Colégio Universitário (Colun) realizou, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a formatura dos 66 alunos das quatro turmas que completaram o ensino médio no ano de 2022. Divididos em quatro turmas, os alunos escolheram seus professores preferidos e os homenagearam colocando como seus padrinhos: Turma A, professor Carlos César Gomes Mendes; Turma B, professores Raimundo Inácio Souza Araújo e José Alberto Pestana Chaves; Turma C, professores Ulisses Denache Vieira e Lícia Santos Buhaten Gemaque Souza; e Turma D, professoras Camila Fernanda Pena Pereira e Raquel Pires Costa.

A coordenadora do Ensino Médio do Colun, professora Ludmila Portela Gondim Braga, afirmou que esse foi o fechamento de um ciclo para os alunos, que percorreram toda a jornada dos anos de educação básica e de nível médio. “Os dois anos de ensino remoto durante a pandemia foi um momento muito difícil para eles, mas, nesse ano de 2022, retornamos ao presencial e enfrentamos muitos problemas. Agora estamos fechando esse ano com essa formatura. Essa comemoração é um presente que damos a eles para que possam celebrar e compartilhar junto conosco suas bênçãos e alegrias”, explicou.

Soffia Santa Caldas Gomes, aluna da Turma D, conta que viu a ocasião como uma forma de comemorar junto aos seus colegas de turma. “Possivelmente, é a última vez que vamos estar todos juntos. Daqui em diante, nós trilharemos nosso próprio caminho e, daqui a algum tempo, vamos olhar para trás e nos lembrarmos com alegria de todo esse momento”, expôs. A mãe de Soffia, Cadja Caldas, concordou com a afirmação da filha e disse que a formatura é o reconhecimento da escola ao esforço dos seus alunos. “Também é um dia de comemorar, para que eles aproveitem e de fato sintam o gosto da vitória”, reiterou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, a professora Zefinha Bentivi, descreveu que essa formatura resguarda a Universidade como uma instituição de ensino superior com um colégio de aplicação. “Podemos, a cada final de ano, apresentar à sociedade o resultado concreto desse trabalho. É um senso de dever cumprido e responsabilidade, muita alegria e agradecimento”, exaltou.

O professor Raimundo Inácio Sousa Araújo, padrinho da Turma B e orador escolhido para falar em nome dos professores homenageados, desejou aos seus alunos as melhores e mais refletidas escolhas e falou sobre a relação de amizade dos alunos e professores. “Temos muito afeto por todos e desejamos o melhor para cada um e para cada uma. Vivemos momentos muito desafiadores nesses últimos anos e certamente nem sempre pudemos oferecer a escola que mereciam, mas fizemos o que estava ao nosso alcance naquele momento”, ponderou.

A formanda Luzia de Fátima Lima Chaves, em discurso, convidou os colegas a se permitirem, se conhecerem mais e repensarem suas prioridades e seus sonhos, além disso recitou um trecho do escritor Augusto Cury que a faz se sentir mais animada e esperançosa com o futuro: “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não somos pessoas fracassadas, nem pessoas de sucesso, mas que apenas existem pessoas que desistiram dos seus sonhos e outras que lutam por eles”, declamou.

O professor Paulo Sérgio Castro Pereira, diretor-geral do Colun, em seu discurso, relatou que a volta do ensino presencial veio com uma série de dificuldades, mas que todas elas foram superadas com carinho, tranquilidade, respeito, zelo e amor. “O Colun entrega à sociedade, à universidade e às famílias pedras que lapidamos da melhor forma possível, pedras preciosas para nós e que deixarão lacunas que não serão substituídas por ninguém”, revelou.

Confira as fotos da formatura:

Formatura do 3° Ano do Ensino Médio do COLUN - 18-01-2022

Por: Juan Terra