Colégio Universitário e curso de Biblioteconomia realizam a XIII Semana de Monteiro Lobato, na Cidade Universitária

publicado: 05/05/2023 11h14, última modificação: 05/05/2023 17h36

A XIII Semana de Monteiro Lobato, realizada pela biblioteca do Colégio Universitário (Colun), em parceria com o curso de Biblioteconomia da UFMA, promoveu debates sobre a importância da literatura lobatiana na formação de leitores, de forma contextualizada e crítica, visando ampliar a discussão em torno das temáticas abordadas, pontos de vista, personagens, ambiente, período histórico e outras características literárias.

O evento, que aconteceu na quarta-feira, 3, constitui uma das mais relevantes atividades extensionistas de ação cultural e de formação de leitores e mediadores de leitura do curso de Biblioteconomia. Na pauta, o resgate à leitura das obras de Monteiro Lobato, que parte da seleção de livros literários que tratem de temas relevantes ao mundo infantil e juvenil, explorando diferentes linguagens artísticas e culturais, além de promover atividades extensionistas integradas ao ensino, visando qualificar os discentes do curso de Biblioteconomia da UFMA para experiências teórico-práticas nas áreas de mediação de leitura, letramento literário e ação cultural em bibliotecas.

No Colun, a bibliotecária Alexsandra Martins, juntamente com as professoras e alunos do curso de Biblioteconomia, foram responsáveis pela realização do evento. Aldinar Martins Bottentuit, professora do Departamento de Biblioteconomia, responsável pela disciplina Leitura e Formação de Leitores, que promove a Semana, explica que o evento tem sua importância pois traz a prática de atividades de extensão. “Essas, tornam-se atividades importantes quando voltamos a discutir sobre a curricularização da extensão, prática que já é desenvolvida há muito tempo no curso de Biblioteconomia, por acreditarmos no papel da universidade pública e levar, para além dos seus muros, atividades que formam leitores na sociedade”, afirma.

A professora Leoneide Maria Brito Martins, também do Departamento de Biblioteconomia, pontuou sobre a importância de Monteiro Lobato, descrito como um divisor de águas na literatura brasileira voltada para crianças e adolescentes, posto que, antes de Lobato, não existiam obras para o público infantil no Brasil que explorasse a fruição, a imaginação, a linguagem das infâncias, dando voz às crianças, sobretudo pelas personagens Emília, Pedrinho e Narizinho.

“Acreditamos que, neste momento de tanta tecnologia, nós precisamos resgatar as características da literatura lobatiana para a formação de leitores. Temos um grande saldo com esse evento, pois ele marca um conjunto de ações culturais do curso de Biblioteconomia no que se refere à formação de mediadores de leitura, em que os alunos aproveitam e tomam desse conhecimento para sua formação”, denotou a professora.

Ana Maria Carvalho, aluna do sexto período do curso de Biblioteconomia, descreve que a conexão entre o curso e o evento, ao seu ver, é muito importante para a formação dos bibliotecários e dos leitores literários. “ Precisamos levar nossos conhecimentos para dentro da área escolar e fazer uma troca de conhecimentos com os alunos da escola e professores da escola”, pontua.

A aluna do 5° ano do Colun, Maria Júlia, conta que a leitura, ao seu ver, tem sua importância por trazer novos conhecimentos e também ajudar em muitas coisas na vivência escolar, a exemplo do seu vocabulário, que tem sua melhoria com a leitura. “A leitura também é uma chave para outros mundos, pois você consegue se imaginar naquele ambiente e por isso esse momento é muito importante para a gente”, finalizou.

Saiba mais

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um dos escritores brasileiros mais importantes do século XX. Ele é mais conhecido por suas obras infantis, como "Reinações de Narizinho" e "O Sítio do Pica-pau Amarelo", que se tornaram clássicos da literatura brasileira. Além disso, Lobato também escreveu romances para adultos, como "Cidades Mortas" e "O Escândalo do Petróleo", nos quais abordou temas como a modernização do país, a corrupção política e a desigualdade social. Lobato foi um escritor polêmico e engajado, e suas obras, frequentemente, abordavam questões políticas e sociais do Brasil. Seu legado como escritor é imenso, e suas obras continuam a ser lidas e apreciadas por leitores de todas as idades.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro