Notícias
Colégio Universitário da UFMA sedia encerramento do Programa LBF nas Escolas 2025
COLUN sedia encerramento do Programa LBF nas Escolas 2025. Foto: Agaminon Sales. (SCOM)
O Colégio Universitário da UFMA (COLUN) recebeu nessa terça-feira, 25, a última edição da temporada 2025 do Programa LBF nas Escolas, iniciativa da Liga de Basquete Feminino que busca aproximar crianças e adolescentes da prática esportiva e difundir o basquete como ferramenta de inclusão e formação cidadã. A ação retornou ao COLUN este ano em razão da estrutura da escola e do acolhimento da comunidade escolar.
Em 2024, mais de 150 estudantes do colégio participaram da atividade, e a expectativa para este ano é atingir um número ainda maior, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio. Durante o evento, o assistente técnico do Sampaio Corrêa, Paulo Ribeiro, destacou que a iniciativa já levou diversos alunos do COLUN para as escolinhas do clube.
“É um evento da LBF para adquirir novos adeptos ao basquetebol, principalmente em São Luís. Ano passado nós fizemos esse evento aqui e várias crianças migraram do COLUN para as escolinha de basquete do Sampaio Corrêa. Então a gente vê que o esporte é um veículo de inclusão e transformação social, que é a formação do cidadão por meio do esporte”, apontou.
A técnica em Assuntos Educacionais da UFMA e uma das articuladoras do evento, Neusa Buzar Vasconcelos, ressaltou que o programa prioriza escolas públicas e é recebido com entusiasmo pelos estudantes. “Os alunos recebem essa atividade com muita alegria, eles gostam muito. A gente sabe que criança no esporte é a melhor coisa que há, a garotada se diverte e se torna uma festa muito boa para a interatividade entre os alunos e atletas”, ressaltou.
Basquete como formação cidadã
Entre os principais objetivos da iniciativa está a formação cidadã das crianças e adolescentes por meio do esporte. O gerente técnico da LBF, Renatinho Santos, reforçou o caráter educativo da ação, lembrando que o basquete ensina valores como coletividade, respeito e disciplina.
“O basquete, especialmente, é um esporte coletivo, que trabalha a sociabilidade, ou seja, ninguém faz nada sozinho, tem que ter coletividade, tem que ter ajuda, tem que saber perder, tem que saber ganhar, respeitar a hierarquia e o basquete traz essa lição para todo mundo”, explicou.
Evento visa incentivar a prática do basquete e a busca por qualidade de vida. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Entre os alunos, o entusiasmo foi evidente. Pedro Lucas Cruz Cardoso, de 18 anos, estudante do 3º ano, afirmou que participar das atividades do programa LBF nas Escolas foi uma honra. “Quando entrei na escola, eu não conhecia o esporte, mas foi aqui que tive mais contato e agora vejo essa iniciativa como algo muito importante”.
Já Ana Beatriz, de 15 anos, do 9º ano, disse que estava ansiosa para o evento. “Acho que é uma grande oportunidade, porque o pessoal do Sampaio Corrêa tem experiência e pode abrir portas para quem quiser ingressar no esporte”.
O professor de educação física do COLUN, Pablo Linhares, destacou a importância pedagógica da vivência esportiva. Para ele, o evento amplia o repertório motor dos alunos e pode despertar o interesse pela prática regular da modalidade. “É importante essa vivência para eles conhecerem um pouco da técnica, das regras e vivenciarem um pouco a experiência. Incentiva o desenvolvimento integral, aumenta o repertório motor deles e quem sabe, com esse momento de aproximação, eles buscarem a prática regular desta modalidade que traz muitos benefícios”.
Ao sediar o encerramento da temporada 2025 do Programa LBF nas Escolas, o Colégio Universitário da UFMA (COLUN) reafirma sua vocação de ser mais do que um espaço de ensino, mas também de experiências que unem educação, esporte e cidadania.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales