Notícias

Colégio Universitário da UFMA conquista 1° lugar no FrancEcolab pelo segundo ano consecutivo

publicado: 23/10/2025 13h51, última modificação: 23/10/2025 14h58
Colégio Universitário da UFMA conquista 1° lugar no FrancEcolab pelo segundo ano consecutivo

Momento da premiação do COLUN na FrancEcolab. Foto: reprodução YouTube

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) alcançou o 1° lugar nacional no FrancEcolab Brasil 2025, concurso promovido pela Embaixada da França no Brasil e por parceiros institucionais. A competição reconhece projetos escolares que estimulam práticas sustentáveis, inovação ambiental e cidadania ecológica, reunindo escolas públicas e privadas de todo o país.

O slam vencedor, intitulado “La vie est um combat” (“A vida é um combate”), reinterpretou, poeticamente, o célebre verso de Gonçalves Dias, presente no brasão da UFMA, e deu vida a uma performance que une arte, literatura e consciência ecológica. A produção expressa resistência, esperança e reflexão social, estabelecendo um elo entre a herança cultural maranhense e a juventude contemporânea.

Coordenado pela professora Conceição Araújo, com colaboração do assistente de francês Wladimir Thomas-Touzé e apoio dos professores Jorge Milton Ewerton Soares (Teatro) e Aldenora Resende (língua Portuguesa), o projeto foi desenvolvido em um processo interdisciplinar que integrou língua francesa, teatro e literatura. A proposta resultou em uma criação coletiva e sensível, capaz de traduzir em arte o compromisso do Colun com a formação crítica e criativa de seus estudantes.

“O slam ‘La vie est um combat’ uniu performance teatral, poesia e reflexão ecológica, valorizando tanto a preservação das florestas quanto as culturas originárias, em consonância com o tema do FrancEcolab 2025. O texto, declamado em francês, expressa esperança, resistência e consciência social. Assim, a obra estabelece um diálogo entre a herança literária maranhense e a expressão artística da juventude, em uma síntese de emoção, linguagem e identidade cultural”, explica a professora Conceição Araújo.

Alunos do COLUN na produção do vídeo para a competição. Foto: acervo pessoal

A equipe vencedora foi formada pelos alunos: Alice Aires Aguiar, Davi Ribeiro da Silva, Davi Diniz Salgado, Cauã Victor Sousa Gaspar, Eduardo Fabrício Nascimento Barbosa, Ester Nunes dos Santos, Guilherme Calebe Rodrigues Soares, Hezy Brustolin da Silva, João Guilherme Silva Vaz Bogéa, Kauã Augusto Costa Pereira, Kauany Silva de Souza, Luciano Silveira Farias, Luis Guilherme Martins Rodrigues, Pedro Henrique Oliveira Meireles Silva e Ricardo Felipe de Sousa Lemos. Também participaram como figurantes os estudantes do Ensino Médio João Gabriel Carvalho Leite, André Lucas Diniz, Rafael Pereira Cruz e Yves Marley Guedes da Silva, que contribuíram com performances e apoio cênico ao vídeo apresentado.

O projeto destacou-se pela integração entre expressão artística, linguagem e sensibilidade ambiental, em consonância com o tema da edição: “Le Curupira et le Maskilili – Gardiens de la Forêt” (“O Curupira e o Maskilili – Guardiões da Floresta”). A performance poética abordou a preservação das florestas e o respeito às culturas originárias, transformando o aprendizado em estética cidadã.

“Participar do projeto foi sensacional! Nosso grupo desenvolveu o slam final com base na junção dos slams criados individualmente por cada um. Tivemos o conhecimento necessário sobre o tema deste ano graças às aulas oferecidas ao longo das últimas semanas. Assim, nossa excelente colocação foi resultado do esforço não só dos alunos, mas também dos professores envolvidos. Alcançar o primeiro lugar dois anos seguidos parece absurdo considerando que esse programa tem alcance nacional. A gente se dedicou de verdade, e ver nosso esforço sendo reconhecido foi uma mistura de alegria e orgulho”, conta Luís Guilherme Martins Rodrigues, estudante do 9° ano que participou do projeto.

Alunos do COLUN durante a confecção do material do projeto. Foto: acervo pessoal

Segundo a professora Conceição Araújo, o bicampeonato simboliza a continuidade de um trabalho coletivo e comprometido, que fortalece a presença da educação pública maranhense no cenário nacional e internacional. “Essa vitória reafirma o protagonismo do Colégio Universitário da UFMA nas ações de cooperação internacional e inovação pedagógica, além de destacar a excelência da escola pública maranhense. E simboliza a continuidade de um trabalho coletivo e comprometido, que une arte, língua e consciência social em um projeto formativo de alcance nacional, fortalecendo a parceria institucional entre a UFMA e a Embaixada da França no Brasil”, destaca a docente.

A conquista reforça o papel da instituições de ensino na produção de conhecimento e na formação de jovens conscientes sobre os desafios ambientais. Em 2024, o COLUN já havia conquistado o primeiro lugar com um projeto inovador, e, agora, repete o feito, tornando-se bicampeão nacional do FrancEcolab Brasil.

Assista aqui ao vídeo da premiação.

 

Por: Geovanna Selma

Produção: Sarah Dantas

Fotos: acervo pessoal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: