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Colégio Universitário (Colun) recebe dois prêmios educacionais
O Colégio universitário (Colun) recebeu, no mês de outubro, dois prêmios educacionais: o segundo lugar no concurso FrancEcolab 2023, realizado pela Embaixada da França no Brasil, pelo trabalho “O Peixe-Boi dos Manguezais do Maranhão: uma espécie a preservar” e a terceira edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica, realizado pela ONG Ação Educativa, recebido pelo projeto “Úrsula em Quadrinhos: Protagonismos femininos no enfrentamento à Escravidão e ao patriarcado no século XIX”, realizado no Clube de Leitura Maria Firmina dos Reis .
O concurso FrancEcolab tem o objetivo de sensibilizar crianças, adolescentes de escolas públicas que trabalhem com a língua francesa para a ecologia e o meio ambiente, trazendo, neste ano, o tema “As florestas do Brasil: preservar a biodiversidade”. Como explica a professora e coordenadora do projeto, Conceição Araújo, para o trabalho, deveria ser escolhido um animal em risco de extinção da região, falar sobre ele e mostrar uma possível solução para diminuir esse risco.
“Após várias reuniões junto aos alunos, decidimos estudar o Peixe-Boi Marinho, presente nos manguezais do Maranhão e que se encontra em perigo de extinção tanto quanto o Peixe-Boi da Amazônia. A partir daí, com esse objeto de estudo, deveríamos desenvolver uma reportagem de cinco minutos em francês, com legenda em português sobre o animal escolhido”, contou a professora.
Esse projeto foi desenvolvido com cinco alunos do sétimo ano: Alice, Ester, Raquel, Luciano e Davi, da turma C, além de três professoras, Carol Nery, de Ciências; Maria Teresa, de Português e Francês; e a professora Conceição Araújo, de Francês. A coordenadora do projeto conta que realizar e receber essa premiação motivou a ela, aos professores envolvidos, ao diretor da escola, além de todos os alunos do Colégio.
“Na condição de docente, para mim, é maravilhoso, porque é um reconhecimento do esforço dos alunos. Eu acho que não tem reconhecimento e alegria maior para um professor de língua estrangeira do que ver seus alunos desenvolverem um trabalho como esse. Ver que, a cada momento que a gente se encontrava, eles desenvolviam mais todas as habilidades que a gente espera dentro de uma língua estrangeira, a expressão oral, a compreensão e a fonética”, completou Conceição.
Assista aqui a cerimônia de premiação.
Premiação Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica
Além da premiação no FrancEcolab, o Colun também foi laureado pelo projeto “Úrsula em Quadrinhos: Protagonismos femininos no enfrentamento à Escravidão e ao patriarcado no século XIX”, na terceira edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica, da ONG Ação Educativa.
O projeto foi idealizado pelos membros do Clube de Leitura Maria Firmina dos Reis, inaugurado em março de 2023 e vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Diversidades (Neabid) do Colun. A obra escolhida foi a versão em quadrinhos da obra “Úrsula”, com roteiro de Iramir Araújo e arte de Rom Freire e Ronilson Freire.
A professora Patrícia Fortes de Almeida, uma das responsáveis pelo projeto, explicou que ele consistiu em conjunto de atividades de leitura e reflexão sobre a versão em quadrinhos da obra Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. O objetivo geral foi construir uma reflexão crítica acerca dos protagonismos femininos, de enfrentamentos à escravidão e ao patriarcado que marcaram a sociedade no século XIX, a partir da leitura, da mediação e do debate dessa obra.
“Metodologicamente, propomos uma roda de conversa sobre a biografia de Maria Firmina dos Reis, conteúdo da primeira parte da versão em quadrinhos, e, para estabelecer conexões com a atualidade, fizemos uma leitura compartilhada do cordel ‘Maria Firmina dos Reis’, do livro ‘Heroínas negras brasileiras’, da escritora Jarid Arraes. Na etapa seguinte, propusemos um Roteiro de leitura e discussão em pequenos grupos para pensarmos quais os aspectos em discurso que configuram o patriarcado na obra em estudo, quais aspectos nos remetem ao patriarcado e de que modo identificamos os enfrentamentos à escravidão e ao patriarcado”, explicou Patrícia.
Também utilizaram da leitura oral e dramatizada com a qual fomentaram a oralidade, a desinibição e o desenvolvimento da expressão corporal dos estudantes no processo de leitura. Já no momento seguinte, foi orientada a Produção de cartazes e fanzines acerca da obra estudada. Essa etapa final contemplou a construção de um breve resumo da obra completa a partir de sínteses, organizando-as em torno de algumas categorias como protagonismos femininos, enfrentamentos à escravidão e ao patriarcado, e de outros temas estruturantes da obra. Por fim, o projeto culminou indicando a realização de um evento para exposição dos cartazes produzidos.
A professora concluiu expressando sua sensação de gratificação, pois, em suas palavras, essa premiação é resultado do trabalho coletivo e em prol do escolar e para além dele. “É uma forma de reconhecimento do trabalho e compromisso dos docentes do Colun, da participação dos estudantes e de toda a comunidade escolar. Representa um estímulo a mais para seguirmos criando metodologias cada vez mais participativas e engajadoras de combate a todas as formas de exclusão social e preconceitos de raça, etnia, gênero, sexualidade e diversas outras”, finalizou.
Por: Juan Terra
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante