Notícias

Colação de Grau reúne formandos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental em Balsas

publicado: 26/09/2025 15h43, última modificação: 26/09/2025 16h41
Colação de Grau reúne formandos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental em Balsas

“A interdisciplinaridade nos uniu nas mesmas salas, com os mesmos professores, permitindo-nos compartilhar conhecimento, apoio e compreensão. Essa experiência nos aproximou do nosso propósito como engenheiros, sermos agentes de transformação para a sociedade. Aprendemos a mobilizar tecnologia e inovação não como um fim em si mesmas, mas como ferramentas para harmonizar a conexão entre o ambiente construído e o ambiente natural”. O discurso foi proferido pelo formando do curso de Engenharia Ambiental e orador oficial Warley Morais Martins, que transmitiu a sua emoção com a conclusão de um ciclo acadêmico e demonstrou a sua gratidão com as parcerias formadas, na solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências de Balsas (CCBL), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na última terça-feira, 23, referente ao 1° Semestre de 2025.  

A celebração contemplou os graduandos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil que, mesmo diante de diversas dificuldades, como a pandemia de covid-19, perseveraram em busca de uma realização. O momento contou com a presença do pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, representando o reitor da UFMA, Fernando Carvalho; a diretora do CCBL, Gisélia Brito; a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Carla Caroline Carvalho; e o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Diego Medeiros.

Com mais de dez anos de atuação, o Câmpus Balsas promove a educação e formação de estudantes do município de Balsas e regiões adjacentes, um compromisso que ressalta a essência da interiorização na educação. “Balsas é uma prova de que a interiorização da Universidade deu certo. Tenho absoluta certeza que esses profissionais, engenheiros que hoje nós formamos, vão contribuir para o desenvolvimento de Balsas, da região, do estado e, por que não dizer, também de todo o Brasil. Estamos muito felizes”, salientou Romildo Sampaio.

A Universidade é um universo de possibilidades e de oportunidades, a graduação é a primeira etapa do ensino superior, sendo também o despertar para o seguimento na área escolhida e até mesmo para ingressar no campo da pesquisa. A colação de grau simboliza a finalização de um ciclo, mas com o incentivo de começar outra jornada.  “É um momento muito importante, foram cinco anos de luta e desafios aqui dentro. Finalmente, estou conseguindo concluir um curso. Meu plano é continuar na carreira e começar um mestrado”, afirma o formando de Engenharia Civil Kevin Dalton Azevedo sobre as perspectivas para o futuro.

A educação promove evolução

A formação de profissionais na área da Engenharia Civil proporciona para sociedade benefícios na durabilidade das estruturas, nos sistemas de infraestrutura e entre outros aspectos. Enquanto a capacitação de especialistas de Engenharia Ambiental promove impacto na atividade dos indivíduos diante da realidade dos ecossistemas e a qualidade de vida. Foi pensando nesses aspectos que Warley Morais Martins, ainda no ensino médio, decidiu seguir a carreira ambiental respeitando sua visão sobre o mundo.

Com a outorga de grau do CCBL, a UFMA entrega profissionais capacitados e compromissados com a evolução social, princípios repassados não só pelas aulas a que assistiram, mas pela vivência com os colegas e pela atuação nos grupos de pesquisa, de extensão e no ambiente de estágio.

Seguindo essa perspectiva, Gisélia Brito citou a relevância da formação dos novos profissionais: “A colação de grau dos alunos é sempre uma conquista para o câmpus, porque é a hora em que nós entregamos para a sociedade o resultado concreto do nosso trabalho, que são os alunos formados, capacitados para atuar no mercado de trabalho”, ressaltou.

A educação é um agente transformador social que melhora realidades e marca gerações, reafirmando essa ideia Alzair Paz, pai da formada em Engenharia Civil Miriam Paz, o qual surpreendeu a filha na colação de grau. Com um afetuoso buquê de flores dedicado a Miriam, ele discursou sobre a essência da educação e a felicidade em participar da formação de mais uma filha.

Os desafios enfrentados pelos estudantes no ambiente universitário devem ser encarados como um aspecto para a evolução profissional e pessoal, proporcionando o contato com a realidade. A formação de graduandos do interior do Maranhão é a fonte para o combate de desigualdades, crescimento regional, protagonismo de identidades e ainda a certeza de que a educação é a base para uma sociedade mais justa. Como afirma Warley Morais Martins sobre aprendizagem.

"Como disse Leonardo da Vinci, um dos maiores engenheiros da história, ‘aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende’. Olhando para a nossa jornada aqui na UFMA, entendo perfeitamente o que ele quis dizer. Cada cálculo que foi refeito, cada noite em claro, cada teoria que finalmente fez sentido, não foi apenas um obstáculo. Foi o ato de aprender", expressou o mais novo Engenheiro Ambiental.

Por: Aline Vitória

Produção: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: