Notícias

Colação de grau na UFMA: celebrando conquistas com acessibilidade e inclusão

publicado: 18/09/2023 13h41, última modificação: 18/09/2023 14h15
Na sexta-feira, 15, a outorga de grau foi concedida aos alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCSo)
53195973607_e1e38d3555_o.jpg

A cerimônia de colação de grau é um momento de imensa importância na vida de cada graduando, representando a conclusão de uma jornada repleta de desafios e aprendizados. Nessa sexta-feira, 15, os formandos do semestre 2023.1 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCSo), celebraram sua nova conquista acadêmica, na cerimônia realizada no Centro de Convenções do câmpus São Luís.   

Contando com tradução em libras e descrições, o segundo dia da colação foi adaptado visando contemplar os deficientes visuais e auditivos que na ocasião se formavam. A professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, diretora de Acessibilidade da Universidade, explica que essa formação, é de grande importância para esses alunos e para a diretoria. “É o resultado de todo um ano do trabalho que tivemos durante esses anos que os alunos tiveram aqui. A acessibilidade tem justamente esse papel, acompanhar, fornecer tecnologias, orientações aos professores, coordenadores e aos próprios alunos, para adequação desses alunos, que como todos os outros, precisam ter acesso ao conhecimento”, pontuou.

O juramentista do curso de pedagogia, Durval Pereira Dos Santos, pessoa com deficiência visual, define que, para ele a experiência no curso foi muito boa e acolhedora. “A universidade cumpriu com esse propósito. Para nós em especial, essa educação deve ser proporcionada de forma acolhedora e inclusiva e essa questão tem sido bastante trabalhada pela diretoria e pela universidade”, expõe.

A mesa de solenidade foi composta pelo vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, representando o reitor Natalino Salgado Filho; a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o Pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio; o Pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente; a Diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo), Lindalva Martins Maia Maciel; a Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Rosane Nassar Meireles Guerra Libério; e o Diretor de Empreendedorismo, Walter Nunes, representando o Pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho.

O vice-reitor da Universidade, professor Marcos Fábio Belo Matos, afirma que para os professores da Universidade esse é sempre um momento muito importante pois marca a materialização do resultado de todo um trabalho realizado. “Os alunos ficam aqui quatro, cinco, às vezes seis anos, então temos a oportunidade de acompanhar a formação dos nossos discentes. Sabemos que o aluno é resultado do melhor possível que nós podemos dar e quando ele se forma, para nós é a segurança de que a gente está cumprindo a função social da universidade e colocando no mercado um profissional de qualidade e que colocarão seus melhores esforços em fazer o melhor trabalho possível, seja aqui ou onde eles estiverem”, expressa.

O professor Romildo Sampaio, pró-reitor de ensino da UFMA, expressou sua satisfação em nome da Universidade, em cumprir seu papel social. “São profissionais que hoje estão sendo inseridos no mercado de trabalho e que não temos a menor dúvida que receberam uma formação adequada e as competências e habilidades para desempenharem de forma plena a profissão e a carreira que escolheram. Desejo que esses alunos possam exercer em plenitude tudo aquilo que receberam em termos de formação ao longo desse tempo de duração dos cursos de graduação. Juntando a vontade que eles tinham de se tornar profissionais nas carreiras escolhidas, com o que puderam receber em termos de formação dentro da universidade, permitirá que possam ter as condições para poder enfrentar esse mercado de trabalho extremamente concorrido”, felicitou.

A pró-reitora de extensão e cultura, professora Zefinha Bentivi Andrade, também definiu o momento como de alegria e senso de dever cumprido. Como disse, alegria porque a universidade coloca profissionais de qualidade no mercado de trabalho, sobretudo no mercado maranhense, que carece de bons profissionais; e dever cumprido por estar contribuindo para a formação desses. “Esse é um momento de festa pois a maior tecnologia do mundo somos nós profissionais e nada substitui o cuidado com as pessoas, o olhar carinhoso, integrador e sem discriminação”, colocou.

Formatura CCBS e CCSO - 15.09.23

O paraninfo oficial, professor Alex Fabiano Santos Bezerra, reafirmou que todo esse percurso foi marcado com mudanças, batalhas, momentos de superação e de muito desprendimento, mas, como disse, todos esses sentimentos contribuíram para um grande diferencial que trouxeram a todos os formandos experiências marcantes no transcurso de suas caminhadas, tanto pessoal, quanto profissional, em suas áreas de formação. “A UFMA é reconhecida pela sua excelência do ensino, pesquisa e extensão, pelas suas exigências, pelo rigor dos processos, mesmo entendendo que muitos problemas enfrentados por professores, alunos ou técnicos precisam ser melhorados para alcançar essa excelência. E muitos momentos da disciplina, dos estágios, dos enfrentamentos, sei que não faltou vontade dos envolvidos nesse processo para ultrapassar esses momentos”, discursou.

Geysiane do Rosário Rodrigues, formanda do curso de Turismo revela que agora pretende continuar os estudos em sua área, expandir seus conhecimentos e trazer novos conhecimentos para universidade, agregando na comunidade acadêmica. Geysiane também resumiu a UFMA como um caminho de crescimento pessoal e profissional. “Com certeza foi uma trajetória de muitas experiências, principalmente porque a UFMA integra o nosso estudo em todos os âmbitos. Experiência tanto dentro da sala de aula, como atividades fora da sala de aula, que é muito importante para nossa formação”, contou.

Ronaldo Sousa Veloso, do curso de Ciências Biológicas, conta que foi uma jornada longa e bastante instrutiva e revelou também que antes de ingressar no curso não tinha certeza se de fato desejava seguir pela área da biologia, mas atualmente não se arrepende da sua escolha, “aprendi muitas coisas e não me arrependo da minha escolha, e, agora me dedico a uma profissão que eu amo e gosto de seguir, e uma área que me orgulha muito. Foi uma trajetória muito recompensadora, e agora eu pretendo seguir pela área acadêmica e contribuir com meu conhecimento e minha formação”, pontuou

Maria Gabriela Trindade Santos, oradora representante, formanda de comunicação social, agradeceu em seu discurso, não só aos professores com os quais pode conviver, mas também direcionou seus agradecimentos aos servidores da UFMA que contribuem para o perfeito funcionamento da instituição. “Não podemos deixar de reconhecer o trabalho incansável e muitas vezes não tão visível de outras pessoas nesta Universidade. Os profissionais da limpeza e os técnicos, sem eles esse ambiente de aprendizado não poderia ser consolidado de maneira alguma”, finalizou.

Ao todo ao todo, foram 246 formandos do CCBS e CSSo. Entre os cursos, estão: Ciências Biológias - Bacharelado e Licenciatura -; Educação Física - Bacharelado e Licenciatura -; Oceonagrafia; Administração; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Imobiliárias; Comunicação Social – Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas -; Direito; Hotelaria; Pedagogia; Serviço Social e Turismo 

Por: Juan Terra

Produção: Sarah Dantas  

Fotos: Sarah Dantas

registrado em: