Colação de Grau dos Centros de Ciências de Imperatriz e São Bernardo foi realizada em solenidade virtual

publicado: 30/08/2022 11h50, última modificação: 30/08/2022 19h11
Sessenta e cinco alunos divididos entre as graduações de Ciências Contábeis, Jornalismo, Direito e Turismo participaram da cerimônia

Na noite da segunda-feira, 29, estudantes dos Centros de Ciências de Imperatriz e São Bernardo participaram da solenidade de colação de grau, referente ao Ano III do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do primeiro semestre de 2022. Realizada de forma remota e transmitida no Canal Institucional da UFMA no Youtube, a cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Universidade, professor Marcos Fábio Belo Matos.

Além do vice-reitor, participaram da mesa virtual a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da Universidade Federal do Maranhão, Walber Pontes; o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos; e o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida.

A professora Sylvana Marques, do curso de Turismo do Câmpus de São Bernardo, discursou como a paraninfa oficial, e a formanda Lyrlle Fernanda Vieira, do curso de Direito do Câmpus Imperatriz, como a oradora oficial. Ao todo, 65 estudantes fizeram a outorga do grau durante a solenidade, com quinze alunos do curso de Ciências Contábeis (Imperatriz), dezenove de Jornalismo (Imperatriz), 28 de Direito (Imperatriz) e três do curso de Turismo (São Bernardo).

Em seu discurso, o vice-reitor Marcos Fábio Belo parabenizou os formandos e ressaltou todo o esforço feito pela comunidade acadêmica para que as atividades da Universidade continuassem sendo realizadas, mesmo em um período pandêmico e de cortes no orçamento.

“Este diploma que vocês recebem vai recheado de grandes esperanças e expectativas, de um olhar repleto de esperança no futuro. Acabamos de vencer uma pandemia, ficamos quase dois anos e meio em aulas e demais atividades remotas para preservar a vida antes de tudo. Tivemos que nos adaptar dentro das condições que tínhamos em março de 2020, quando decretamos a suspensão das aulas presenciais. Mesmo com pandemia e orçamento curto, não paramos um só dia das nossas atividades continuassem ocorrendo”, finalizou.

Saiba mais

O Enade é uma das ferramentas que o Ministério da Educação utiliza com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de habilidades e competências e o nível de atualização do curso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ano III engloba os cursos de bacharelado das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e afins e de Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas. Também participam os cursos superiores de tecnologia nas áreas de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque