Notícias
COLAÇÕES DE GRAU 2024.2
Colação de Grau: Câmpus de São Bernardo entrega 35 novos professores e fortalece a educação no Baixo Parnaíba Maranhense
O trajeto entre as cidades de Santa Quitéria e São Bernardo fez parte do cotidiano de Lailla Karoline durante toda a graduação em Linguagens e Código – Língua Portuguesa Licenciatura, no Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apesar da curta distância, a formanda superou os muitos transtornos da viagem diária para viver momentos marcantes.
Trajetórias como a de Lailla são compartilhadas com outros tantos formandos do CCSB, que também partilharam a emoção e o sentimento de dever cumprido, que marcaram a cerimônia de colação de grau do Câmpus de São Bernardo. A solenidade, que iniciou celebrando a criatividade artística dos discentes, ocorreu no último 16 de abril.
Representando o reitor Fernando Carvalho Silva, o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, presidiu a solenidade e destacou a importância do momento para a Universidade: “Eu sempre gosto de reafirmar o simbolismo, a festividade do momento, mas também a importância. Nós temos aqui em São Bernardo cinco cursos. São Bernardo é um dos exemplos de que a interiorização da Universidade realmente permitiu que todos os lugares do Maranhão, todas as regiões, pudessem receber educação superior de qualidade. A Universidade cumpre o seu papel ao entregar agora quase quarenta novos profissionais das diversas áreas de conhecimento para a sociedade, de forma que eles poderão ocupar lugares nesse mercado de trabalho”.
Para o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida, o momento da colação de grau é sempre gratificante e também de grande impacto para a região do Baixo Parnaíba. “Para a gente, estar formando 35 novos alunos, professores das áreas de Química, Sociologia, Língua Portuguesa e Música, é gratificante, porque a gente devolve para a sociedade mão de obra qualificada na nossa Universidade, de forma gratuita. E proporcionar isso para a Educação Básica, a formação dos professores qualificados, vai ajudar novos alunos do Baixo Parnaíba maranhense, todas as cidades, não só de São Bernardo, a retornarem para a Universidade com o conhecimento; aumentar os indicadores do IDEB, aumentar os indicadores que compõem essas escolas”.
Para Lailla Karoline, o sentimento era de felicidade. “Acho que os longos quatro anos foram de momentos marcantes para hoje a gente chegar aqui, é uma vitória. O sentimento é de felicidade”, compartilhou Lailla.
Finalizando o curso de Ciências Naturais – Química, Sara Regina agradeceu o programa de permanência estudantil no ensino superior da UFMA considerando-o fundamental para chegar até colação de grau. “É um milhão de sentimentos porque uma trajetória que a gente tem dificuldade, graças a Deus, tem as bolsas de auxílio que ajudam a gente, se não tivesse, ia ser muito complicado permanecer na faculdade. Mas, graças a Deus, tem o auxílio, ajuda a gente a poder vir para a Universidade e concluir o curso. Eu ‘tô’ muito feliz porque não foi fácil”, pontuou a formanda.
A arte que transforma
Uma das grandes surpresas e inovações da colação de grau em São Bernardo foi a apresentação de uma peça teatral idealizada e executada por Luciano Rodrigues Ferreira, formando do curso de Linguagens e Códigos Música – Licenciatura. O espetáculo, concebido como seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), envolveu criação do roteiro, composição musical, coreografias e direção artística, revelando o amadurecimento e a versatilidade do discente ao longo da graduação.
“Ele escreveu toda a peça, toda a estrutura musical, as danças, toda a coreografia, num trabalho de TCC. E a gente observa como ele cresceu durante esse tempo [...]”, comentou Jefferson Almeida, diretor do Câmpus de São Bernardo.
A peça é o resultado de uma pesquisa sobre duas manifestações artísticas culturais nordestinas, o bumba meu boi e o teatro mamulengo, e teve inspiração na música Samarica Parteira, de Luiz Gonzaga, como explica Luciano:
“Ela veio de uma inspiração de Luiz Gonzaga, que tem uma música chamada Samarica Parteira. E aí, a partir de uma pesquisa a respeito de duas manifestações artísticas culturais nordestinas, o teatro mamulengo e o bumba meu boi, eu fiz essa pesquisa e transformei em um TCC, que obtive como resultado esta peça, para a qual eu compus as músicas e as falas. Mas as personagens e a trama existem por causa de Luiz Gonzaga. Por causa dessa modalidade que meu curso favorece, que é a modalidade de composição, além da monografia e artigos, eu optei por compor esta peça de teatro, este musical envolvendo aí as variadas formas da arte, a dança, o teatro, a música e as artes visuais com os figurinos”.
A apresentação emocionou a comunidade presente, incluindo pais, alunos e moradores da cidade, muitos dos quais tiveram ali seu primeiro contato com uma peça teatral.
Mérito Acadêmico: uma conquista a mais
Durante a cerimônia, os estudantes Luís Guilherme Silva dos Santos, do curso de Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa Licenciatura; Luciano Rodrigues Ferreira, do curso de Linguagens e Códigos Música – Licenciatura, e João Paulo Cunha de Melo, do curso de Ciências Humanas – Sociologia – Licenciatura foram agraciados com a dignidade universitária Mérito Acadêmico por se destacaram em suas trajetórias acadêmicas.
A honraria, que foi instituída pela Universidade Federal do Maranhão por meio da resolução Nº 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, é concedida aos discentes que tenham concluído o curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-reitoria de Ensino; não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos; não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não tenham sofrido nenhuma sanção disciplinar e tenham Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8; não tenham sido objeto de sanção disciplinar, previstas no Regimento Geral da Universidade.
A colação de grau representa não só o encerramento de uma etapa para os formandos, mas o início de um novo ciclo de contribuições para a sociedade maranhense. Cada novo profissional que sai da UFMA leva consigo o poder de transformar vidas, estimular sonhos e construir um futuro mais promissor para as próximas gerações.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante