Notícias
Colaboração entre UFMA e Prefeitura de São Luís impulsiona discussão sobre saúde bucal em São Luís
No dia 25 de fevereiro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Saúde Pública, promoverá o evento "Propostas de Intervenção: para a melhoria da produção das ESB". O encontro, que será realizado no auditório de Odontologia da UFMA, visa proporcionar um momento de colaboração entre a comunidade acadêmica e as equipes de saúde bucal do município. A programação terá início a partir das 8h.
Com o objetivo de apresentar e divulgar as propostas de intervenção desenvolvidas pelos alunos do estágio do curso de Odontologia, a iniciativa busca reunir os discentes do curso, equipes de saúde e gestores de serviços para compartilhar inovações e soluções práticas que contribuam para o alcance das metas de saúde bucal que foram estabelecidas.
Para a professora do Departamento de Saúde Pública da UFMA Judith Rafaelle Oliveira, as temáticas discutidas serão fundamentais para a busca conjunta de soluções para os problemas enfrentados na gestão pública.
“São Luís enfrenta os mesmos desafios de toda cidade que faz parte de regiões metropolitanas como: necessidade de aumentar o acesso aos serviços de saúde bucal, especialmente em áreas vulneráveis, e a escassez de recursos materiais e humanos para atender à demanda da população. Pela UFMA nós monitoramos indicadores de saúde bucal e conseguimos perceber isso nos resultados de nossas pesquisas. Mas acredito que a equipe do município possa colaborar mais nessa resposta’’, explicou a professora.
O evento representa um marco significativo na integração entre a academia e a gestão pública municipal. Segundo Judith Oliveira “a colaboração entre as instituições permite que as propostas apresentadas sejam alinhadas às necessidades reais da população, promovendo um impacto positivo na saúde pública e no aprendizado dos alunos”.
Essa iniciativa não apenas proporciona uma plataforma para que os futuros profissionais da odontologia apresentem suas contribuições, como também catalisa a inovação, colaboração e a melhoria contínua dos serviços de saúde bucal na cidade.
A proposta também reforça o papel da educação na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), preparando os alunos para desafios reais da profissão e incentivando a inovação no setor, que se alinhe às Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. “A implementação de modelos mais eficientes, pode melhorar o acesso da população a esses serviços, bem como a eficácia dos tratamentos”, concluiu Judith Rafaelle Oliveira.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante