Notícias

Clube de Leitura da Biblioteca Setorial do CCH realiza segundo encontro virtual do ano e discute a obra “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley

publicado: 17/06/2021 21h27, última modificação: 17/06/2021 21h27

Discutindo a obra “Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, um clássico distópico conhecido mundialmente, o Clube de Leitura da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA realizou, no dia 10 de junho, o segundo encontro virtual do ano.

O Clube é coordenado pelas bibliotecárias Erlane Alcântara e Luciana Palácio, e busca compartilhar conhecimentos e impressões de obras literárias, com um momento de conversa e interação. No atual período de isolamento social, as reuniões ocorrem por meio de videoconferência, via Google Meet.

Esta edição, contou com a participação de onze membros e, segundo Luciana Palácio, foi marcada por uma discussão rica em ideias, impressões, reflexões e também muita polêmica, mas sempre com respeito mútuo.

“Por se tratar  de uma distopia com ares futuristas, o interesse dos clubistas ficou bastante aguçado, todos queriam conhecer a história que encantou e marcou  tantos leitores ao longo desses noventa anos, desde o lançamento. Foi realmente uma discussão ímpar”, completou.

De acordo com a bibliotecária, o Clube não é temático nem se propõe a leitura de um gênero específico, é simplesmente literário. “Nossa proposta é ler e compartilhar da obra clássica ao best-seller. O importante é que a leitura literária gere discussões saudáveis e partilha das impressões, e que este processo resulte em aprendizado e conhecimento”, esclareceu Luciana.

Ingressado recentemente no grupo, o estudante do curso de Letras – Inglês e da Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Fernando Jorge, ficou bastante animado e entusiasmado com as discussões da obra de Huxley.

“O texto permitia pensar situações contemporâneas com base em passagens da obra. Questões atinentes às dinâmicas e relações sociais, aspectos voltados para a análise do contexto econômico e cultural, pensar sobre o esporte e o lazer nos dias de hoje, a relação entre sociedade e Estado que, ora se faz de forma antagônica, ora se faz com reciprocidade”, relatou Fernando.

Os encontros do clube ocorrem a cada dois meses, são abertos à comunidade acadêmica e destinados a pessoas que tenham interesse em partilhar uma boa leitura. Quem tiver interesse de se tornar membro pode enviar e-mail para o endereço  .

O próximo encontro está marcado para o mês de agosto, mas ainda sem dia definido. “Dessa vez, estamos fazendo uma enquete no grupo para saber qual dos gêneros – ficção, romance, thriller psicológico, fantasia e conto – os clubistas gostariam que fosse nossa próxima leitura. Quem faz a curadoria dos livros são as bibliotecárias-coordenadoras do Clube, assim, três obras irão para votação”, explicou Erlane.

Mais informações podem ser conferidas na página do Instagram do Clube, no link @clubedeleituradocch.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

registrado em: