última modificação: 04/07/2022 16h02
CinePET Biblioteconomia exibe filme “Pantera Negra” e promove debate sobre a representação da pessoa preta na sociedade.jpg

Será realizado, no dia 8 de julho, das 14 às 17 horas, no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (CCSo – UFMA), o CinePET Biblioteconomia, que exibirá o filme Pantera Negra, de 2018. A ideia é promover uma discussão sobre a luta étnico-racial, em especial ao que se refere ao movimento preto no Brasil, traçando paralelos entre o filme e a realidade.

Após a exibição do filme, haverá um debate com o escritor, educador social e ativista literário, Sidnei Rodrigues, sob o tema "herói ou vilão: a personalidade negra enquanto vinculada a sua afrodescendência". Com inscrições disponíveis em formato on-line, o evento é voltado para discentes e docentes interessados na discussão sobre a luta étnico-racial no Brasil.

Segundo a estudante do curso de Biblioteconomia Laís Melo, uma das organizadoras do CinePET, a exibição do filme "Pantera Negra" permite expandir a percepção social sobre a representação da pessoa preta na sociedade e como ela é vista quando incorpora à sua afrodescendência no cotidiano. “Espera-se que a exibição do filme gere questionamentos e apontamentos sobre a luta étnico-racial no Brasil e o acolhimento da cultura africana por pessoas pretas, a fim de engrandecer o potencial do debate mediado pelas observações do bibliotecário e educador social Sidnei Rodrigues. Esperamos cerca de cem participantes”, afirmou.

Por: Sansão Hortegal