Notícias

Cinema Universitário: projeto de extensão Gato Digital realiza 9ª Mostra Audiovisual

publicado: 28/04/2025 13h44, última modificação: 28/04/2025 15h40
Cinema Universitário: projeto de extensão Gato Digital realiza 9° Mostra Audiovisual

Existente desde 2017, a Mostra Audiovisual Gato Digital é um espaço dedicado para incentivar, promover e divulgar as produções audiovisuais desenvolvidas por estudantes do curso de Comunicação Social. No último 11 de abril, ocorreu a 9ª edição do evento, no auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Mostra é uma iniciativa do Projeto de Extensão Gato Digital, do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem – Coletivo Nuppi, e é coordenada pelas professoras de Comunicação Social Carolina Libério e Patrícia Azambuja, e conta com uma equipe formada por estudantes.

O evento ocorre de forma semestral e contempla produções de curtas-metragens, documentários, videoclipes, reportagens e peças publicitárias. Os trabalhos concorrem nas seguintes categorias: curta-metragem de ficção de até 10 minutos; curta-metragem de não ficção de até 10 minutos; curta-metragem de ficção acima de 10 minutos; e curta-metragem de não ficção acima de 10 minutos. Na avaliação, o evento contou com quatro jurados que escolheram a melhor produção de cada categoria.

As produções premiadas desta edição foram: “Pra Onde Vou?”; “COBAIA”; “ODS 14: Ações hoje, Vidas amanhã”; e “Muros Invisíveis, elas se destacaram nas temáticas abordadas, na organização da produção, entre outros elementos. 

 

Conheça a Mostra Audiovisual Gato Digital

A Mostra conquistou espaço no calendário do curso de Comunicação Social, sendo um momento aguardado pelos estudantes veteranos, pelos calouros e pelos professores. Nesse contexto, Patrícia Azambuja explica como surgiu a Mostra: “A Mostra de Vídeos Gato Digital surgiu em um trabalho de criação de marca na disciplina Direção de Arte. Com o logotipo criado, alguns professores tiveram o interesse em compartilhar as produções produzidas pelos discentes nas disciplinas em um momento comum ao Curso, e que serviria também como espaço de confraternização. Hoje já pensamos a Mostra como um Projeto de Extensão, que integra alunos extensionistas e o entendimento de todas as etapas e atribuições técnicas necessárias aos profissionais envolvidos na produção de um evento", conta a professora.

Patrícia também destaca a importância da mostra para o processo de aprendizagem dos discentes. "É fundamental para o processo ensino-aprendizagem a compreensão de que uma formação profissional não se esgota em sala de aula, ou no conhecimento específico a uma disciplina. No caso das produções audiovisuais trabalhadas pelos alunos, pensamos a Mostra também como forma de sensibilizá-los quanto à importância de expor suas ideias, portanto, produzir e compartilhar algo que faça algum sentido para ele e, sobretudo, para mais pessoas. O dia de exibições é um momento lúdico, de troca com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”, ressaltou Patrícia Azambuja. 

Nesta edição, a Mostra ocorreu no início do semestre, e os curtas vencedores receberam as “Gatuetas”, prêmios produzidos pelo estudante do curso de Rádio e TV/Audiovisual e membro da equipe, Mateus Mesquita. O momento também foi dedicado para homenagear o professor Junerlei Dias, falecido em novembro de 2024.

Carolina Libério comenta o apoio que o evento recebe e a participação efetiva dos estudantes: “A gente conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social, do Centro de Ciências Sociais, pois a professora Lindalva sempre disponibiliza o espaço, também com a própria coordenação do curso. E os professores, desde muito cedo, adotaram a Mostra por entender também o potencial pedagógico dela. A gente tem tido um aumento do público que vem ver, há um aumento também das submissões, porque, quando os alunos assistem à Mostra, veem a produção dos colegas, eles se empenham mais em produzir mais, em produzir melhor. Sempre ficamos um pouco na dúvida, será que vai dar gente? Será que as pessoas vão vir assistir? Essa é a primeira vez que estamos fazendo no começo do semestre, isso é uma mudança, porque, normalmente, a gente faz no término. Foi uma primeira experiência e ficamos felizes de ver que houve a mesma adesão de público das últimas edições, talvez até um pouco mais”, pontuou. 

A Revista Gato Digital, produzida por estudantes, é um espaço destinado aos registros da Mostra Audiovisual, apresentando entrevistas com os participantes, registros fotográficos, entre outros. A Revista pode ser acessada no site do Acervo Bem.te.vi, disponível aqui.  

Experiências e expectativas 

A estudante de Rádio e TV/Audiovisual Marina Mendonça compartilha a experiência em fazer parte da equipe e cita o processo de organização para o evento: “O processo da Gato é um processo bem dinâmico porque é feito em conjunto, tanto com os alunos quanto com os professores, e é feito ao longo do semestre. Então, a gente vê que tem uma grande produção dos alunos, obviamente, com coordenação dos professores e tudo mais, e a questão da produção da Gato parte muito da questão dos alunos, a sua divulgação, e também como uma forma de incentivar os alunos a mostrarem o seu trabalho, e também uma descontração, tanto no começo quanto no final do semestre”, disse.

A caloura de Rádio e TV/Audiovisual Carolina Bastos, expressa seu entusiasmo em participar pela primeira vez da Mostra. “Essa foi minha primeira experiência na Mostra, eu gostei bastante das produções, das problemáticas que eram levantadas nos documentários e curtas e na diversidade das produções. Diria que foi uma experiência excelente. Ver as produções dos alunos me fez pensar em como eu faria minha produção audiovisual”, confessou. 

A Mostra Audiovisual Gato Digital desenvolve um trabalho essencial, estimulando a divulgação cinematográfica dentro do ambiente acadêmico. É fundamental o incentivo do ambiente acadêmico, visto que capacita os futuros cineastas, proporciona um espaço de descobertas de talentos e promove a diversidade cultural.  

Por: Aline Vitória

Fotos: Mateus Mesquita - Projeto de Extensão Gato Digital

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: