Notícias

Cineclube da UFMA exibe, nessa segunda-feira, 20, o filme "O Som do Silêncio" no Câmpus Bacanga

publicado: 17/01/2025 11h42, última modificação: 17/01/2025 13h58
Cineclube da UFMA exibe, nesta segunda-feira, 20, o filme "O Som do Silêncio" no Câmpus Bacanga

Com o objetivo de promover a cultura cinematográfica e incentivar o debate sobre questões sociais, culturais e políticas atuais por meio do cinema, a 4ª edição do Cineclube exibirá o filme ‘O Som do Silêncio’, na primeira sessão de 2025. A ação é desenvolvida pela Diretoria de Comunicação (DCOM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial (CRPC).

Neste mês, o Cineclube abordará o tema “Valorização e Inclusão da Cultura Surda”. A exibição será na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, às 12h, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, Câmpus Bacanga, com entrada gratuita. Segundo a integrante da organização do evento, Kamila Mesquita, a escolha do filme foi motivada pela temática abordada, que pode gerar reflexões na comunidade acadêmica.

“O filme que vamos exibir na próxima edição do Cineclube aborda a questão da deficiência física, que, como sabemos, é marcada por desafios como a discriminação, a exclusão social e a falta de empatia. A escolha do filme foi motivada pela importância de a comunidade universitária realizar uma reflexão sobre essas questões. O Som do Silêncio (2019) trata a questão da surdez de forma sensível e realista, trazendo uma reflexão sobre a importância de aprendermos a conviver com uma limitação física que possa surgir, como a perda da audição, que é retratada no filme. O filme, que foi indicado em seis categorias do Oscar 2021, conta com a participação de atores surdos e de pessoas com envolvimento na comunidade surda”, descreveu.

Com a direção de Darius Marder, o filme conta a história de um jovem baterista que se vê diante de um futuro incerto ao perceber que está perdendo a audição de forma progressiva. Em risco estão suas duas maiores paixões: a música e sua namorada, que toca na mesma banda de heavy metal. Essa transformação repentina gera uma crescente tensão e angústia em sua vida.

Kamila Mesquita comenta que o Cineclube começa o ano com uma novidade para os discentes. “Dessa vez, a sessão ocorrerá no auditório do prédio Paulo Freire, no mesmo horário das sessões anteriores, às 12h. Entrada gratuita. Temos uma novidade para este ano! Gostaríamos de convidar todos e todas que possuem alguma produção audiovisual curta metragem, até 10 minutos, que nos envie. Estamos realizando uma curadoria para selecionar produções da comunidade acadêmica para abrir a sessão do Cineclube. Estamos recebendo em nosso e-mail essas produções. Os interessados devem enviar e-mail com as seguintes informações para rp.sce@ufma.br: Título do curta; Duração; Ano de lançamento; Sinopse; Contexto de produção (exemplo: produção de uma disciplina, resultado de projeto de pesquisa, etc.); Link para download do arquivo. O prazo para envio é até o dia 31 de janeiro”, informou.

A abordagem educativa será realizada pela intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Diretoria de Acessibilidade (Daces), Deusiléia Rocha, que debaterá sobre a importância da integração da pessoa surda na sociedade. 

Por: Aline Vitória

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: