Cine PET Biblio exibirá o filme “O Cortiço” na tarde de hoje, às 14h30, e promoverá debate sobre racismo, meio ambiente e as relações sociais no Brasil

publicado: 16/03/2021 10h54, última modificação: 18/03/2021 15h44

O filme “O Cortiço (1978)” e o debate “Racismo, meio ambiente e as relações sociais no Brasil”, com a participação de John Kennedy Ferreira, docente do Departamento de Sociologia e Antropologia (Desoc) da UFMA, farão parte da programação de mais uma edição do Cine PET Biblio, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.

A atividade ocorrerá hoje, a partir das 14h30, pelo Google Meet, e as inscrições podem ser feitas pela plataforma do Cine PET on-line. Luziangela Cordeiro dos Santos, estudante do sexto período do curso de Biblioteconomia da UFMA e umas das organizadoras do evento, informa que o filme desta edição é um romance naturalista escrito por Aluísio de Azevedo, em 1890, e que foi adaptada para o cinema sob a direção de Francisco Ramalho Júnior em 1978.

“O estilo naturalista presente na obra, baseia-se no determinismo de que o sujeito é influenciado pelo meio em que vive, descrevendo assim a vida igualmente como ele se vê, ou seja, as patologias sociais que afloram nos homens, como a desigualdade social, política, econômica e a heterogeneidade. As temáticas do debate do Cine PET estão muito presentes na narrativa do filme, e que, mesmo sendo uma ficção, nos aproxima das condições socioeconômicas do Brasil da atualidade, em que as variáveis como, por exemplo, a violência efêmera em uma comunidade e/ou lugar podem modular qualquer sujeito a se corromper à prática de atos indevidos”, destacou.

Para outras informações sobre o Cine PET Biblio, acesse o Instagram ou o site do grupo.

Confira o trailer do filme:

Por: Allan Potter