Notícias
Ciência Útil: projeto da UFMA participa da Semana Interdisciplinar em Codó
O projeto Ciência Útil, vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), marcou presença, no último 10 de abril, na Semana Interdisciplinar do Centro de Ciências de Codó (CCCo). A atividade integrou a programação da "Acolhida aos calouros" do câmpus e contou com a participação expressiva de estudantes do Ensino Fundamental, professores da rede pública, além de discentes e docentes do IFMA de Codó e Caxias, e da graduação do próprio centro. Ao todo, mais de quinhentos visitantes participaram das atividades.
A programação do Ciência Útil em Codó incluiu quatro exposições científicas, minicursos, contação de histórias e uma palestra com representantes do povo tremembé, da aldeia Engenho, no município de São José de Ribamar. As convidadas Raquel Aguiar Tremembé e Maria José Tremembé compartilharam suas experiências e saberes em um momento de valorização da interculturalidade e dos conhecimentos tradicionais.

A iniciativa, que foi criada em 2017 pelos professores do Centro de Ciências de Bacabal (CCBA), surgiu com o objetivo de ampliar o diálogo entre os diversos saberes, incentivar a ciência e promover a inclusão do conhecimento acadêmico em regiões fora dos grandes centros urbanos.
Após uma interrupção devido à pandemia, o projeto foi retomado em 2024 com nova coordenação. A professora Carolina Aranha, do curso de Engenharia de Transportes da UFMA, assumiu a coordenação geral e ampliou a atuação do projeto, que, atualmente, atende a mais de quinze municípios maranhenses, entre eles São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Chapadinha, Axixá, Codó, Caxias, Santa Rita e Itapecuru-Mirim.
O projeto integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com ações que se estendem de outubro até setembro do ano seguinte. O projeto é itinerante e se apresenta em formato de palestras, oficinas, minicursos e exposições, sempre buscando integrar ciência, cultura e saberes locais.

Segundo a coordenadora geral do projeto, professora Carolina Aranha, a proposta vai além da divulgação científica convencional. “O projeto é de extrema relevância, pois atua diretamente com locais fora dos centros urbanos, ampliando o acesso da população a conhecimentos científicos, fomentando o gosto pela ciência e o diálogo e divulgação de saberes diversos, acadêmicos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas”, destacou a docente.
A participação do projeto Ciência Útil na Semana Interdisciplinar realizada em Codó reafirma o compromisso da UFMA com a interiorização da ciência, o incentivo à formação cidadã e à valorização dos diversos modos de produzir conhecimento.
Por: Geovanna Selma
Fotos: acervo pessoal
Revisão: Jáder Cavalcante