Cerimônia marca início do projeto PET - Saúde Equidade

publicado: 21/05/2024 13h14, última modificação: 21/05/2024 13h25
Cerimônia marca início do projeto PET - Saúde Equidade

Na última segunda-feira, 20, foi realizada a cerimônia de abertura do projeto PET - Saúde Equidade. O evento ocorreu no Auditório Dinah Leite, no Centro de Ciências Sociais, e marcou o ponto de partida das atividades de mais uma iniciativa do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde), ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pelo Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O projeto é abrigado pela Universidade Federal do Maranhão por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e promovido juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus).

A mesa diretora do evento foi composta pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho Silva; o vice-reitor, Leonardo Silva Soares; o pró-reitor de ensino, Romildo Martins Sampaio; a diretora de ações especiais da Proen, Lorena Martiniano; a docente do Departamento de Farmácia e coordenadora geral do PET - Saúde de São Luís, Maria Luiza Cruz; e a superintendente de educação em saúde da SEMUS, Priscila Uchoa de Campos, que, na ocasião, representou a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Marques Mitri da Costa.

Com a missão de contribuir para a formação de futuros profissionais, o PET - Saúde Equidade nasce como mais uma atividade que aspira à fomentação e ao aprimoramento do processo de integração ensino-serviço-comunidade entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), assim como a garantia e a ampliação de condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, raça, sexualidade, etnia e deficiências. Com 94 participantes distribuídos em cinco grupos tutoriais, formados por estudantes bolsistas e voluntários; professores e preceptores, o programa abarca discentes dos cursos de Ciências Sociais; Comunicação Social; Direito; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; História; Medicina; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; Serviço Social e Teatro.

Para o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, o PET - Saúde Equidade é inaugurado em grandiosa sintonia com o momento em que a gestão da Universidade se encontra, pensando na priorização ao exercício de atividades e políticas de incentivo à pluralidade social, além de acreditar na capacidade do programa de desenvolver inquestionáveis melhorias aos futuros contemplados por suas ações: “Esse programa vem exatamente ao encontro das nossas ações com relação a questões de inclusão, diversidade e ações afirmativas. Recentemente, uma diretoria foi criada para abordar questões como de discriminação e assédio dentro da Universidade. Temos que apoiar a inclusão, não somente no SUS, mas em todas as outras instituições, inclusive na nossa, porque isso garante que a gente tenha o bem-estar do trabalhador naquele local e a possibilidade de aumentar sua produtividade e participar ativamente das decisões", comentou.

A Universidade Federal do Maranhão conta com cerca de outros treze programas PET em funcionamento, contemplando projetos com maior enfoque na educação escolar. O processo de institucionalização do PET Saúde ocorreu de forma efetiva no ano passado, o que assegura que o programa seja uma ação inédita na instituição. Além disso, a concretização e o início das atividades revelam o compromisso da UFMA com iniciativas que busquem a promoção de benefícios para toda a sociedade civil, como relata o pró-reitor de ensino, Romildo Martins Sampaio: “Com a participação e a sensibilidade de muitos setores, conseguimos, finalmente, construir um projeto para institucionalização do PET - Saúde, tomando como exemplo outros PETS que também estão institucionalizados e funcionando dentro da Diretoria de Ações Especiais. Essa competência que a instituição demonstra à medida que aprova esses diferentes projetos importantes e relevantes, não só para a instituição, mas principalmente para a sociedade, acaba renovando a excelência nos quadros dos professores e dos alunos ", afirmou.

Para os estudantes, o PET - Saúde Equidade surge como uma oportunidade de obtenção de aprendizados, ao mesmo tempo que lhes possibilita participar como agentes ativos na transformação no âmbito da saúde. O discente do curso de Educação Física Ítalo Marcelo ressaltou a magnitude da ação e as suas principais motivações ao resolver participar do projeto: “Foi a experiência em buscar conhecimento. Procurei também uma forma de contribuir na sociedade, principalmente entre a classe trabalhadora, onde o projeto vem para ajudar, e entender mais a situação para poder trabalhar a equidade”.

PET Saúde Equidade - 20.05.2024

O PET - Saúde Equidade se iniciou de forma oficial em primeiro de maio deste ano, e deve seguir vigente até abril de 2026.

Por: Gabriel Jansen
Fotos: Gabriel Jansen