Cerimônia do Jaleco é realizada pela primeira vez de forma híbrida para receber os calouros de Medicina

publicado: 03/02/2021 13h03, última modificação: 03/02/2021 19h42
1 | 2
2 | 2

Em uma noite ímpar, o Centro Acadêmico de Medicina Antônio Rafael (Camar), da Universidade Federal do Maranhão, deu as boas-vindas aos calouros da turma 112 do curso de Medicina durante a cerimônia de entrega do jaleco, realizada pela primeira vez no formato híbrido, que simboliza o início dos estudos e o compromisso e respeito à profissão. O evento foi transmitido no YouTube na noite de ontem, 2, e os estudantes puderam participar presencialmente, reunidos no Auditório Central da UFMA, e por meio de videoconferência, totalizando 30 estudantes na cerimônia.

Para a estudante Mayara Nogueira, sentir-se acolhida, nesse momento de distanciamento social e ainda alcançando o curso dos seus sonhos, foi muito gratificante. “Sempre foi meu sonho cursar medicina na UFMA e, apesar de todo o distanciamento, estou me sentido muito acolhida. Sei que é um desafio seguirmos em meio a uma pandemia, mas fico feliz de presenciar nossos colegas bastante engajados e realizando esse evento sem precedentes na história do curso de Medicina da Universidade”, contou.

Graduado em Direito e trabalhando na área, Jonas Soares contou que ouviu o ‘chamado’ da medicina e decidiu iniciar um novo ciclo. “Algo dentro de mim me chamou para a medicina – eu chamo de vocação. Ansiava por essa sensação de poder fazer algo de muito significativo neste momento no qual estamos vivendo, em que percebemos a necessidade de mais médicos no mundo. Estou muito emocionado e feliz por começar essa nova jornada”, celebrou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, que, na ocasião, representava o reitor Natalino Salgado, parabenizou os calouros pela conquista e ressaltou que a UFMA deposita esperança e tem grande responsabilidade na formação de cada aluno, porque eles contribuirão para o desenvolvimento do estado e do país.

“Este é o momento de reconhecimento pela conquista de cada jovem presente nesta cerimônia, como, também, de conhecer a UFMA e o que ela tem a oferecer no ensino, na pesquisa e na extensão. Hoje, temos muitos projetos acadêmicos, e aconselho que vocês se engajem desde cedo aos programas que o curso oferece e busquem se familiarizar com o Diretório Acadêmico de Medicina, pois ele tem uma representação muito atuante perante o corpo docente e a administração da UFMA”, orientou a pró-reitora.

A coordenadora do curso de Medicina, Jacira do Nascimento Serra, ressaltou a união da comunidade acadêmica para manter as atividades em meio a uma pandemia. “Nós estamos em um ano difícil, mas a UFMA não mede esforços para que acolhamos todos vocês da melhor maneira possível. Vamos fazer essa caminhada juntos, de mãos dadas, com abraços ou a distância, celebrando essa grande conquista, assim como o sentimento de orgulho dos nossos pesquisadores brasileiros vindo das universidades públicas que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus”, discursou.

Cuidar da saúde mental: foi o recado que a presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Beatriz Barbosa, deixou em seu discurso para os calouros de medicina do semestre 2020.2. “Mesmo sendo um curso integral, que exige muito de cada um, peço que não abandonem a saúde mental de vocês. Entrem na Liga Acadêmica com a qual vocês se identificam, mas não deixem de praticar uma atividade física, ver os amigos e, se necessário, estendam a mão a um colega que está com dificuldades nas atividades. O curso não é fácil, mas vale a pena ser vivido com as companhias de que gostamos e em quem confiamos, porque até os momentos ruins são memoráveis e servirão de crescimento. A vida de todos é muito importante, por isso cuidem muito bem da saúde mental de vocês”, finalizou.

Por: Maiara Pacheco