Centro Pedagógico Paulo Freire sedia seminário e simpósio nacionais de Enfermagem

publicado: 27/07/2022 17h06, última modificação: 27/07/2022 17h06

O Centro Pedagógico Paulo Freire é sede do 18º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden) e do 15º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (Sinaden), cuja mesa de abertura dos dois eventos ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27. O evento é realizado em modo híbrido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), em que a solenidade contou presencialmente também com a conferência de abertura de tema “Os sentidos da inovação tecnológica no ensino e na prática do cuidado em enfermagem”.

O evento promove discussões quanto aos desafios atuais da formação profissional em enfermagem e apresenta contribuições ao avanço da ciência, tecnologia e inovação com a divulgação dos principais resultados científicos da área. Tem como público-alvo enfermeiros, auxiliares técnicos e estudantes de enfermagem.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos ressaltou a modalidade híbrida do evento, assim como a dificuldade em realizá-lo desta maneira, em que ficou evidenciado o trabalho das unidades administrativas da UFMA na organização. Ele destacou a importância da Enfermagem, sobretudo nos últimos anos, além de evidenciar a importância da Universidade na formação de recursos humanos para a área, especificamente em São Luís e nos Câmpus de Imperatriz e Pinheiro, que t~em o curso de graduação.

A diretora de Educação da Aben Nacional e coordenadora nacional do evento, Edlamar Kátia Adamy, falou que a construção do conhecimento é coletivo. “Organizar um evento não é fácil, é preciso muito tempo e trabalho para trocar informações e organizar cada detalhe. Este começou a ser organizado em novembro de 2021, com muitas reuniões on-line e presenciais, além de discussões pensando as atividades, as reuniões, os encontros, as palestras, os minicursos, além das pessoas que seriam convidadas para discutirem e trazerem novidades, para que as demandas dos estudantes e profissionais da área fossem atendidos, seja no ensino ou na prática profissional”, comentou.

A presidente da Aben Maranhão e vice-presidente do evento, Sílvia Lima, destacou a modalidade híbrida do evento e os trabalhadores de Enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como os acadêmicos do curso. Ela também enfatizou a Enfermagem como um direito humano fundamental em uma democracia.

A professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Elizabeth Teixeira ministrou a conferência de abertura, em que destacou as tecnologias em saúde, quais os seus medicamentos, produtos e procedimentos devem ser aplicados em determinados contextos, os múltiplos sentidos dessas tecnologias, no que diz respeito às inovações que gerem valor, e falou sobre o incentivo às ideias, à pesquisa, à criatividade e aos recursos, atendendo necessidades reais.

As inscrições podem ser realizadas na página oficial do Senaden e Sinaden, que oferece descontos de até 15% para inscrições em grupo. A programação completa está disponível na página do evento.

18° Senaden e 15° Sinaden - 27-07-2022

Por: Jarina Milena