Centro de Línguas e Cultura e Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife realizam aula inaugural do projeto Super Teens

publicado: 08/11/2022 12h44, última modificação: 08/11/2022 19h57

No sábado, 5, foi realizada a aula inaugural do projeto Super Teens, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Câmpus São Luís. O evento marca a parceria do Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC) com o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife para o financiamento e a atuação em uma comunidade carente. O projeto será realizado no bairro do Coroadinho, atendendo a jovens da faixa etária de 13 a 15 anos, tendo a duração de um ano, com possibilidade de continuidade.

O projeto visa integrar diversidade, equidade, inclusão social e acessibilidade, proporcionando a oportunidade de aprender uma língua estrangeira para populações vulneráveis e marginalizadas em bairros de alto risco, como Coroadinho, Cidade Operária e Cidade Olímpica. A oportunidade de aprender inglês nesse período da vida é uma maneira de aumentar as perspectivas positivas para o futuro entre os alunos.

É um projeto que leva inclusão e cidadania, declarou o vice-coordenador do CLC, João Araújo Junior. “Ao aprender uma língua estrangeira, o adolescente tem uma abertura maior em termos culturais, também nas formas de buscar conhecimento, estando assim mais aberto ao mundo”, explanou.

O CLC é uma parceria entre o Departamento de Letras e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade e, segundo o vice-reitor, professor Marcos Fabio Belo Matos, é um projeto grandioso. “Nesses nove anos de existência do projeto, mais de sete mil alunos passaram por ele. E com essa parceria com o Consulado esperamos potencializá-lo ainda mais, favorecendo que ele ganhe cada vez mais força e que possa prestar função social cada vez maior”, comentou.

Stuart Alan Pichler, representante do Consulado Geral dos Estados Unidos comentou que a instituição agrega esforços a uma causa já bem-desenvolvida: “Para nós, é muito importante chegar a novas escolas e a novos jovens, para incluir e expandir. Sentimo-nos muito honrados em fazer parte desse processo de disseminar a língua, cultura e a internacionalização”.

Luis Daniel, aluno da unidade Margarida Pires Leal, falou sobre a importância do projeto: “Por meio do Super Teens, podemos incluir a comunidade no estudo de uma língua secundária que ajudará tanto na carreira, quanto na vida cotidiana. Com o inglês, temos uma diferenciação profissional maior e temos mais possibilidades”, destacou.

Confira as fotos:

Aula Inaugural do projeto Super Teens - 05-11-2022