Notícias

Centro de Ciências Sociais, com apoio da Proen e Proec, realiza debate sobre proposta e implementação da inserção da curricularização da extensão

publicado: 19/08/2021 18h23, última modificação: 19/08/2021 22h28
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

O Centro de Ciências Sociais (CCSO), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), realizou um debate ontem, 18, sobre a temática "Inserção da Curricularização na Extensão: proposta e implementação". Na reunião, foi feito um estudo sobre o documento normativo que já é estudado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e colegiados dos cursos da UFMA.

Estiveram presentes no debate a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi; a diretora do CCSO, Lindalva Maciel; o professor do curso de Pedagogia Acildo Leite, que atuou como mediador do evento; e as professoras convidadas Malvina Tuttman, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ); e Andreia Militão, da Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMS) e especialista em educação com ênfase em política educacional.

A pró-reitora de Ensino frisou a importância desse debate e agradeceu às professoras convidadas. “Este é um debate que começamos de forma interna para saber como poderíamos atender ao Plano Nacional de Educação e fazer essa inserção da curricularização de extensão, e que agora, com a iniciativa da professora Lindalva, temos pessoas com currículos importantes que vieram contribuir com a UFMA para que possamos iniciar essa inserção. Estou muito feliz com o que foi dito pelas professoras, suas falas me deixaram extremamente satisfeita”, ressaltou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi, deu ênfase ao tripé da Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. “Esse tripé sempre foi mais um anseio de alguns sonhadores do que propriamente uma política de Estado, então fico muito feliz quando vejo todos nós, juntinhos, discutindo as melhores maneiras de fazer com que a extensão ganhe os currículos, a Universidade e as ruas deste país, nada mais com a cara deste país e do ensino público do que a extensão. Temos a necessidade de trazer a extensão para o patamar que ela merece realmente estar, bem no alto”, comentou.

Saiba mais sobre a inserção da curricularização da extensão

Asista ao evento completo no Canal Institucional da UFMA no YouTube:

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: