Centro de Ciências Humanas receberá, nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho, o 5º Encontro de Poéticas do Inanimado

publicado: 25/05/2023 10h24, última modificação: 26/05/2023 12h06

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH) do Câmpus São Luís, será realizado 5º Encontro de Poéticas do Inanimado, trazendo como tema “Brincantes e Brincadeiras do Maranhão e do Brasil”. As inscrições podem ser realizadas por meio da página do evento na plataforma Sigeventos.

O encontro será promovido e idealizado pelo Grupo de Pesquisa “Poéticas Cênicas: visuais e performativas”, Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), como uma realização conjunta, entre a UFMA, por meio da parceria do Grupo de Teatro de bonecos Casimiro Coco, Companhia Oficina de Teatro (Coteatro), com apoio da Prefeitura Municipal de São Luís, e, este ano, retorna ao modelo presencial após três anos sendo realizado remotamente.

O evento é voltado para profissionais, estudantes e pesquisadores das artes cênicas, além de educadores e pesquisadores das áreas humanas e das diversas área artísticas e culturais vinculados em instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas em todo o Brasil.

O Brasil é um dos poucos países onde ainda se mantêm vivas variadas formas de teatro de bonecos praticadas por artistas do povo. Em diversas regiões do país, existem manifestações que evidenciam a diversidade e a pluralidade dessas expressões, como o Mamulengo, Casemiro Coco, João Redondo, João Minhoca, Calunga, Cavalo Marinho, Boi de Mamão, Bumba meu Boi. Essas são algumas dessas formas de teatro nas quais os atores participantes utilizam bonecos, máscaras, ou outras formas animadas.

A ideia da presente edição é reunir estudos sobre manifestações cênicas tradicionais praticadas pelas mulheres e pelos homens do povo, chamando a atenção para aspectos como a sua teatralidade e as possíveis contribuições dessas práticas para os processos de formação de jovens atores.  Nesse sentido, o local escolhido pelo Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Performativas para a realização do evento foi o Estado do Maranhão, como uma grande oportunidade de observação de elementos animados dos folguedos com realização de visitas a grupos de bumba meu boi.

Este 5º encontro busca ampliar as discussões sobre o uso da máscara como objeto estético, ora poético, ora contraventor, e sobre seu uso por períodos de festividades marcantes da cultura popular brasileira, em especial, os presentes no Estado do Maranhão, ampliando a observação e investigação sobre a simbologia de tais objetos nos aspectos do riso e do grotesco.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras