Centro de Ciências de Pinheiro realiza o “IV Arraial da UFMA Pinheiro”

publicado: 30/06/2023 09h09, última modificação: 30/06/2023 16h53
A atividade teve por objetivo arrecadar fundos para a inclusão de alunos em eventos acadêmicos
Centro de Ciências de Pinheiro realiza o “IV Arraial da UFMA Pinheiro”

Lanterna de celulares, farol de carros e caixas de som com bateria: pequenos recursos que tornaram o Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi), da Universidade Federal do Maranhão, palco de uma grande festividade junina que integrou toda a comunidade acadêmica, no dia 21 deste mês, na Quadra Poliesportiva. Com a função social de valorizar a cultura regional, o “IV Arraial da UFMA Pinheiro” teve por objetivo arrecadar fundos para a inclusão de estudantes em eventos acadêmicos.

Por trás dos bastidores do Arraial, houve várias reuniões com os participantes, em que foi sugerida a ampliação da comunidade acadêmica, possibilitando a interação entre discentes, docentes e servidores que integram o Câmpus Pinheiro. “O Arraial deste ano surgiu a partir da ideia do professor Joel Artur Rodrigues Dias, do curso de Engenharia de Pesca, e do técnico-administrativo Admis Abreu Correa. A partir disso, os docentes do curso de Educação Física Carlos José Moraes Dias e Herikson Araújo Costa abraçaram a causa e, com isso, iniciamos as tratativas de organização do evento”, explicou o professor do curso de Engenharia de Pesca Yuri Vinicius de Andrade Lopes.

Yuri Vinicius Lopes contou que, apesar dos problemas energéticos durante a ocasião, a animação dos participantes não foi prejudicada. “Considerando os problemas energéticos e a chuva torrencial que poderiam prejudicar o Arraial, a animação dos participantes não foi abalada”, disse. Diante disso, ele comentou sobre a oportunidade que o CCPi teve de realizar uma quadrilha junina. “O evento teve seu início iluminado com lanterna de celulares e farol de carro, ao ritmo de caixas de som com bateria. Após o retorno da luz, ficou bem evidente a alegria dos participantes, que tiveram a oportunidade de aproveitar uma quadrilha junina realizada por nós”, completou.

O trabalho coletivo de servidores do Centro de Ciências de Pinheiro possibilitou arrecadar recursos por meio da venda de alimentos e bebidas sem álcool, principalmente, com brincadeiras juninas. Essas arrecadações servirão para que os alunos possam participar de congressos e jogos universitários, por exemplo.

“Em primeira instância, agradecemos àqueles que confiaram no objetivo do evento e dedicaram apoio de diversas maneiras. Graças aos patrocinadores, o ‘IV Arraial da UFMA Pinheiro’ teve a oportunidade de ser o maior já realizado no Câmpus Pinheiro”, finalizou o docente Yuri Lopes.

Confira mais fotos do arraial:

IV Arraial da UFMA Pinheiro

Por: Lucas Araújo