Notícias
Centro de Ciências de Pinheiro promove ação solidária no povoado Proteção
O Natal se aproxima e desperta o espírito solidário de muitas pessoas, e essa data reforça a solidariedade desenvolvida por meio de doações para as comunidades mais vulneráveis. Nesse sentido, o Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realiza a campanha Natal Solidário no Povoado Proteção, em Pinheiro. A ação ocorrerá no dia 4 de dezembro.
O Natal Solidário foi criado em 2013 por servidores e estudantes do Câmpus de Pinheiro e conta com a participação da sociedade civil, lojistas e outros empresários locais. O Projeto tem o intuito de promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade local, compartilhando conhecimentos, proporcionando o engajamento social e a prestação de serviços à comunidade pinheirense.
Segundo a pedagoga do Câmpus de Pinheiro e integrante da equipe, Evandicleia Ferreira de Carvalho, a equipe desenvolve outras atividades ao longo do ano. “Além do Natal Solidário, o Centro de Ciências de Pinheiro também desenvolve outras atividades ao longo do ano, como o Trote Solidário, campanhas de conscientização, oficinas educativas e eventos que visam fortalecer os vínculos entre a comunidade acadêmica e o público externo. Buscando essa interação entre a UFMA e a comunidade, o CCPI também realiza visitas guiadas direcionadas a alunos do ensino médio na região, além de projetos de extensão desenvolvidos por docentes, técnicos e estudantes”, ressaltou.
Para Evandicleia Ferreira, as doações podem impactar a vida das comunidades e fortalecer a relação com esses grupos. “Acreditamos que a campanha inspira uma cultura de apoio mútuo, responsabilidade social e fortalecimento dos laços comunitários, além de levar alegria, atenção, esperança, empoderamento, comportamentos de cidadania e desenvolvimento social, o que pode impactar de forma positiva sobre as comunidades participantes”, salientou.
O Projeto, durante alguns anos, foi desenvolvido junto com a Escola Municipal Valter Abreu e já beneficiou trabalhadores catadores de materiais recicláveis que atuam no lixão da cidade, e este ano será realizado na zona rural de Pinheiro. Evandicleia Ferreira destaca que a equipe não realiza ações, no modelo do Natal Solidário, ao longo do ano, por causa da dimensão que é uma ação social que depende de doações e ofertas de diversos serviços. Ela ainda informa destaques para ação de 2024.
“Nesta edição do ano de 2024 salientamos a atuação dos nossos egressos do curso de Medicina no atendimento da comunidade, assim como de profissionais parceiros que atuarão na orientação odontológica para as crianças e orientação jurídica para a comunidade”, adiantou.
As doações de alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, calçados e materiais escolares podem ser realizadas até 3 de dezembro nos pontos de coleta nos prédios do Câmpus de Pinheiro ou por meio de transferência bancária pelo Pix: 98 992260985 – Rosiane de Oliveira Silva
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante