Centro de Ciências de Pinheiro é aprovado para a 10ª edição do PET-Saúde

publicado: 15/06/2022 15h36, última modificação: 18/06/2022 20h46

O Centro de Ciências de Pinheiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foi aprovado para a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para 2022 e 2023, que tem como tema deste biênio “Gestão e Assistência”. O projeto é composto de cinco grupos tutoriais, sendo dois no eixo “Gestão da população idosa e covid-19” e três no eixo “Assistência da covid-19, doença renal crônica, diabetes, hipertensão e hanseníase”.

Os projetos serão realizados conjuntamente entre professores, alunos e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, e as atividades são desempenhadas por alunos e docentes dos três cursos de saúde do Centro de Ciências de Pinheiro e por servidores da rede de saúde do município.

Os próximos passos são a seleção pública, o cadastro no Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (Sigpet) dos participantes bolsistas e voluntários selecionados, reuniões para discussão e planejamento das atividades, que estão previstas para o iniciar-se em 1º de agosto deste ano.

A professora Sara Fiterman Lima, da coordenação do curso de Medicina de Pinheiro (CCMP) e coordenadora do projeto, comentou que toda a comunidade envolvida acompanhou ansiosa o processo de seleção e que as expectativas são as mais diversas, pois vão desde a possibilidade de aumentar a aproximação entre a Universidade e a rede de saúde até os impactos diretos para formação, assistência e a possibilidade de bolsas, que podem ajudar muitos alunos. “Ficamos muito felizes desde o resultado preliminar, e mais ainda com o resultado final”, enfatizou.

Confira o resultado

Saiba mais

O PET-Saúde é um programa do Ministério da Saúde desenvolvido por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que promove ações de educação pelo trabalho para a saúde visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino superior, a fim de promover a preparação de futuros profissionais da saúde para atuação colaborativa. Atualmente, está em sua 10ª edição, e tem como foco os eixos vinculados à gestão em saúde e assistência à saúde.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Bruna Castro