Centro de Ciências de Imperatriz, unidade Bom Jesus, realiza acolhida aos discentes de Engenharia de Alimentos

publicado: 02/06/2022 11h46, última modificação: 02/06/2022 20h25

Foi realizada, na manhã de segunda-feira, 30, a acolhida aos discentes do curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências de Imperatriz (CCI), unidade Bom Jesus. A programação ocorreu de forma presencial e teve início com uma apresentação musical do cantor João Neres. Em seguida, houve a formação da mesa oficial com a presença do diretor do Centro, Leonardo Hunaldo; da coordenadora de Engenharia de Alimentos, Francineide Firmino; da pedagoga e representante da Assistência Estudantil, Jaciara Arruda; do gestor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Marco Antônio Gehlen; do representante do Centro Acadêmico Stella Arcanjo, Daniel de Sousa Andrade; da representante da empresa júnior Impera Jr., Juliana da Silva Barroso; e da representante da Atlética Blend, Bianca Muniz de Sousa.

Durante o evento, a psicóloga da UFMA Kíria Karine Ribeiro ministrou uma palestra intitulada “Adaptações e readaptações para os estudantes do ensino superior”. Logo depois, a professora do curso Virlane Kelly Lima Hunaldo também proferiu uma palestra com o tema “Como atua o engenheiro de alimentos no mercado de trabalho”. Para finalizar a programação de acolhimento, a engenheira de alimentos Vitória Virginia Soares Azevedo abordou a temática “O mercado de consultoria e as oportunidades”.

O diretor do Centro destacou que é muito gratificante acompanhar a volta das aulas à modalidade presencial, após dois anos de pandemia. “Meu sentimento é de felicidade. A gente vem lutando para dar um retorno mais seguro possível a todos e, entre outras ações, tivemos a ideia de montar o Comitê das Síndromes Respiratórias Agudas”, declarou Hunaldo.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, a realização do evento foi um desejo da comunidade acadêmica. “Os alunos estiveram dois anos esperando por esse momento. Passamos por momentos de muitas dores e aprendizados. Voltamos cheios de esperança e fé”, assegurou.

A estudante Bianca Muniz relatou que o evento foi muito satisfatório e enfatizou que as palestras foram imprescindíveis para esclarecer aos calouros quanto às áreas de atuação do engenheiro de alimentos.

Medidas de biossegurança para o retorno presencial

Em entrevista concedida ao jornal da Rádio Universidade FM 106,9, o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, destacou que a Universidade não vai delimitar os espaços, portanto todos podem circular livremente pelas dependências da instituição. Entretanto o uso de máscaras e a comprovação da vacina são indispensáveis para alunos e professores, além do uso de álcool em gel.

Por: Hérika de Almeida e Poliana Castro

Produção: DCom-Imperatriz