Notícias
Centro de Ciências de Imperatriz realiza Acolhida Geral 2025.2 com programação cultural e institucional
O Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) promoveu, no último dia 15 de setembro, a Acolhida Geral 2025.2. O evento marcou o início do semestre letivo com uma recepção calorosa aos novos estudantes, docentes, técnicos e terceirizados das unidades Bom Jesus e Professor José Batista.
A programação teve início com apresentações culturais, com apresentação do músico e servidor do CCIM, Rafael Marinho, e pela participação da bateria universitária da atlética do curso de Medicina, a Bateria Majestosa. Em seguida, autoridades acadêmicas, coordenadores de curso e representantes dos Centros Acadêmicos compuseram a mesa de abertura, reforçando o compromisso institucional com a formação integral dos discentes.
A acolhida foi realizada em dois turnos. Pela manhã, a cerimônia aconteceu na Unidade Bom Jesus com os cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Medicina. À noite, a programação foi realizada na Unidade Prof. José Batista, voltada para os cursos de Direito, Ciências Contábeis, Ciências Humanas/Sociologia, Ciências Naturais/Biologia, Jornalismo e Pedagogia.
O diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo dos Santos, destacou a universidade como espaço de crescimento e de formação cidadã. “As atividades aqui desenvolvidas vão ser sempre em prol da formação profissional dos nossos estudantes. A gente não abre mão, aqui na universidade, de poder trabalhar temas que são transversos aos que a gente trabalha na academia. A universidade é um local plural, em que aceitamos todas as diferenças, começamos a lidar com elas e, consequentemente, ter a melhor estadia possível na universidade”, reforçou.
O CCIm também organizou a mesa-redonda “Trajetória na UFMA: a importância da universidade para a vida pessoal e profissional”, com relatos inspiradores dos egressos da instituição, em várias áreas de conhecimento, Thays Adryanne Lima Xavier Melo, Paula Vitória Costa Gontijo, Genilza Sipião Oliveira e Miguel Daladier Barros, que compartilharam suas experiências profissionais após a conclusão da graduação.
Para a caloura de Enfermagem, Raynnara Cavalcante, o ingresso na graduação é emocionante e traz nervosismo e ansiedade, por ser um novo começo. “É uma nova fase da vida. Eu estou com expectativas altas, como todo mundo que está aqui, e eu espero conseguir concluir o curso, o qual eu amo, porque eu amo a área da saúde, sempre fui muito interessada na saúde”, ressaltou.
O ingressante no curso de Direito, Gabriel Mascarenhas, expressou que, apesar de ainda ser a semana inicial, está gostando do curso. “Eu tenho gostado do curso de Direito. Eu conheço um advogado daqui, que é meu cunhado; ele me incentivou muito. E eu tenho tentado me adaptar. Mas eu tenho gostado. Eu pretendo trocar para Medicina, mas só vou trocar se for pela UFMA mesmo”, destacou.
Em ambos os turnos, os setores de Assistência Estudantil e Biblioteca apresentaram seus serviços, reforçando o suporte institucional. O evento encerrou com votos de um semestre produtivo e acolhedor, reafirmando o papel transformador da UFMA na vida acadêmica e pessoal dos estudantes.
Por: Naomi Rodrigues e Sebastião Rocha