Notícias
COLAÇÕES DE GRAU 2024.2
Centro de Ciências de Grajaú celebra a colação de grau dos cursos de Geografia e Química
“Aqui celebramos não apenas a conquista de um diploma, mas o esforço coletivo de todos que caminham ao nosso lado”. A emoção e a gratidão expressa pelo formando em Licenciatura em Ciências Naturais – Química Moisés Moura Lima prevaleceu na Colação de Grau do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que ocorreu na última quarta-feira, 23.
A outorga de grau foi concedida a 31 concluintes do cursos de Licenciatura em Ciências Humanas – Geografia e Licenciatura em Ciências Naturais – Química. A solenidade foi referente ao semestre de 2024.2.
Na solenidade, foi concedido o Mérito Acadêmico para a formanda em Química Cleane Silva Rêgo. A honraria, que foi instituída pela Universidade Federal do Maranhão por meio da resolução Nº 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, é concedida aos discentes que tenham concluído o curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-reitoria de Ensino; não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos; não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não tenham sofrido nenhuma sanção disciplinar e tenham Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8; não tenham sido objeto de sanção disciplinar, previstas no Regimento Geral da Universidade.
A diretora do CCGR, Sandra Alves, expressou sua felicidade em prestigiar a formatura de novos professores: “Neste dia nós estamos em festa, celebrando a colação de grau de mais trinta jovens. São trinta novos professores que nós estamos entregando à sociedade, formados com excelência por professores que se dedicaram muito nessa formação. Nós já estamos contribuindo com a formação de professores há quinze anos, na cidade de Grajaú. Hoje, em toda escola que você vai no município, você encontra o professor formado pela nossa instituição. Desejo a todos que se formaram neste dia um grande sucesso e que sejam excelentes profissionais”, felicitou.
Desafios que fortalecem a vida acadêmica
Ao longo da graduação, são comuns os desafios que promovem a reflexão sobre a vida acadêmica e os planos para o futuro. A pandemia de covid-19 foi um dos obstáculos enfrentados pela comunidade acadêmica. Diante das dificuldades, o apoio do ambiente familiar e o incentivo dos professores são essenciais na caminhada do universitário.
Para o concluinte em Química Moisés Lima, a colação de grau é um momento especial que merece ser celebrado com as pessoas que sempre incentivaram sua jornada: “Este momento é muito gratificante para mim, é um momento de gratidão não somente aos professores, mas também aos meus familiares e amigos que contribuíram para que este momento fosse significante. Estar aqui agora, rodeado da minha família e de amigos, me deixa contente e inspirado para continuar nessa jornada acadêmica, que é uma jornada muito linda, uma jornada muito inspiradora, que você aprende além dos ensinamentos que são repassados dentro da educação, dentro do curso, também a ser uma pessoa mais empática, ser uma pessoa humana. Quando eu entrei na Universidade, a gente estava em processo pandêmico, período 2020.2, então tivemos muitos desafios no início da graduação, mas que, ao longo do tempo, fomos nos adaptando e conseguindo sobressair de toda essa situação. E eu pretendo fazer mestrado futuramente”, contou.
Wesley Lima, irmão de Moisés Lima, compartilha a emoção vivenciada em um momento especial: “Um momento muito marcante, muito único na nossa trajetória, porque é uma realização tanto do Moisés como também nossa, é um significado de muitas histórias, de muitas coisas. Nós estamos vindo de uma família em que a maioria não conseguiu terminar os estudos, não conseguiram entrar na graduação, devido às desigualdades sociais presentes. E hoje ter o Moisés representando este momento marcante, bonito, que é a colação de grau, a conclusão de um curso, de uma faculdade, é muito lindo e muito simbólico”, confessou.
A Universidade representa a segunda casa para muitos estudantes, devido ao tempo que eles passam nesse ambiente. Aprender com professores dedicados e que servem de exemplo para os futuros profissionais é essencial para a vivência e permanência no ambiente acadêmico.
Segundo a formanda em Química Maria Aparecida Barros, a comunidade acadêmica foi essencial na sua evolução pessoal e profissional: “Hoje é uma honra, é uma satisfação enorme, é um momento de gratidão, momento de festejar por ter passado todo esse tempo aqui dentro da Universidade, esses quatro anos, passando por desafios, por momentos difíceis, momentos que alegravam, mas que todos eles contribuíram para a minha formação acadêmica, para aquilo em que eu estou atuando agora. E, além de ser muito gratificante para mim, eu fico muito honrada de ter tido professores maravilhosos, perfeitos, ter a Universidade como o meu apoio, ter toda a estrutura da UFMA como minha segunda casa e também os meus amigos, que foram de grande ajuda, tanto no meu desenvolvimento pessoal quanto acadêmico, que sempre estiveram do meu lado, me apoiando e ajudando. Minha família também, que era o apoio que eu tinha fora da casa UFMA, na minha casa pessoal, onde eles sempre tiveram segurando na minha mão e me ajudando, mesmo nos momentos mais complicados da minha vida. E atualmente eu sou professora da rede municipal de Grajaú, atuo como professora contratada e pretendo me desenvolver ainda mais no futuro dentro da educação”, relatou.
Erismar Barros, mãe de Maria Aparecida Barros e docente da UFMA, destaca a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade e expõe a alegria em vivenciar a formatura de novos professores, especialmente sua filha.
“Hoje, as palavras que eu tenho a dizer é que sou grata a Deus por tudo, por tê-los conduzido para chegar até aqui. É um lugar onde eu me encontro, encontro os alunos nos corredores da Universidade, dando uma palavra amiga, incentivando, porque o melhor caminho é estudar. Estudar é tirar um passaporte para a vida melhor, para você ter uma vida melhor. É um momento em que você encontra a transformação, a educação, como dizia Paulo Freire: ‘Educação transforma pessoas, e as pessoas transformam o mundo’, e esse é o nosso papel. Hoje, aqui na Universidade, vão sair eles todos formados para transformar as pessoas, educar, trabalhar para a melhoria do país. É isso que eu vejo, que é muito bom, é uma gratidão imensa eu poder hoje estar aqui, fazendo parte dessa formatura da minha filha, de todos os formados, porque, para mim, todos fazem parte da minha vida. Isso é muito importante. Às vezes eu digo para minha filha que o melhor choro que existe é o choro da felicidade, porque hoje a gente chora de felicidade, de poder alcançar os objetivos”, expressou Erismar Barros.
A colação de grau é um momento fundamental para o formando, para a família e para a Universidade. A formação de novos professores possui um peso significante, visto que, por meio desses profissionais, outras profissões serão formadas e enriquecidas para transformação de diversas realidades. A Universidade Federal do Maranhão se orgulha das diversas histórias que passam por aqui e espera um futuro promissor a todos os concluintes.
Por: Aline Vitória
Fotos: Agda Matias
Revisão: Jáder Cavalcante