Centro de Ciências de Codó realiza I Escola de Verão em Matemática, em Timbiras-MA

publicado: 28/12/2022 13h16, última modificação: 28/12/2022 23h28
Centro de Ciências de Codó realiza Escola de Verão em Matemática , em Timbiras-MA.jpeg

O Centro de Ciências de Codó (CCCo-UFMA) e o Centro Timbirense de Matemática (CTM), em parceria com a Secretaria de Municipal Educação de Timbiras (SEMED), abrirá, na próxima segunda-feira, dia 2, e vai até o dia 4, as inscrições para a I Escola de Verão em Matemática. O resultado será divulgado no dia 6.

O curso terá início no dia 9 de janeiro e vai até o dia 3 de fevereiro, emitindo, no encerramento, o certificado aos aprovados. A iniciativa tem por objetivo treinar estudantes do terceiro ano do ensino fundamental ao ensino médio, da rede municipal, para participar de competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Canguru, de realização internacional.

O diretor do CCCo e coordenador do CTM, Arlane Manoel Silva Vieira, conta que a ideia para a realização da Escola de Verão surgiu de discussões entre os docentes do CTM após o crescimento no número de estudantes premiados nas competições. “Estamos ofertando esse curso para apresentar uma matemática com nível maior que o usual para os estudantes da rede pública e treiná-los para a Olimpíada Canguru, que será realizada em março”, afirmou.

O Centro Timbirense de Matemática funciona desde 2020 e é um projeto de extensão do CCCo, em parceria com a prefeitura municipal de Timbiras, e atende a estudantes do fundamental até o nono ano, tendo como objetivo identificar jovens talentosos nas áreas de matemática, ciência e tecnologia, além de treiná-los para as olimpíadas.  O projeto trouxe um crescimento no número de medalhistas no município de Timbiras, que, neste ano de 2022, conquistou uma medalha de ouro, uma de prata, além de oito menções honrosas..

Para 2023, segundo Arlane, o projeto será ampliado, recebendo estudantes a partir do terceiro ano do ensino fundamental, e também terá melhoria nos seus resultados. “Pela primeira vez na história, a regional da OBMEP da parte leste do Maranhão conseguiu uma medalha de ouro, uma estudante do nosso projeto, além de uma medalha de prata, também uma conquista inédita na região. Então, a partir do momento que esses estudantes começam a trabalhar conosco, podemos potencializar suas habilidades em matemática, trazendo como uma consequência natural a conquista de medalhas”, destacou Arlane.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras