Notícias
Centro de Ciências de Codó realiza colação de grau e forma 34 novos profissionais da educação
O Centro de Ciências de Codó (CCCo), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou, no último dia 28 de abril, a cerimônia de colação de grau de 34 formandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia, Licenciatura em Ciências Humanas – História e Licenciatura em Ciências Humanas – Pedagogia. A solenidade foi realizada no auditório do Centro e reuniu familiares, professores e autoridades acadêmicas.
O diretor do CCCo, Arlane Manoel Silva Vieira, destacou a importância da formação de novos profissionais para a região. Segundo ele, “esses 34 novos profissionais são muito importantes, pois devem ser integrados ao sistema educacional aqui da região e outros municípios”. O diretor lembrou que, em 2025, o Câmpus de Codó iniciou o seu primeiro programa de mestrado em Educação na região dos Cocais ampliando as oportunidades de formação acadêmica para os egressos. “O nosso programa deve contribuir com a melhoria dos indicadores de educação tanto aqui de Codó, Timbiras e de toda a nossa região. A expectativa é que eles retornem para contribuir com o desenvolvimento local”, afirmou.
A coordenadora do curso de Ciências Humanas – Pedagogia, professora Lucinete Vilanova, expressou o sentimento de dever cumprido diante da formação dos novos docentes. “Esses momentos só nos alegram, é um dever cumprido, em que nós estamos devolvendo à sociedade codoense os futuros professores e futuras professoras para fazer a diferença nesse município, e a gente poder estar desbravando a educação deste país, deste estado”, declarou.
Durante a cerimônia, três estudantes receberam a homenagem de Mérito Acadêmico pelo desempenho ao longo do curso: Pablo Augusto Santos Teixeira (Ciências Humanas – História), Beatriz Morais Correia (Ciências Naturais – Biologia) e Maria Eduarda Mesquita Rodrigues (Ciências Humanas – Pedagogia).
Entre os formandos que receberam a honraria de Mérito Acadêmico, Pablo Augusto Santos Teixeira, do curso de Ciências Humanas – História, falou sobre a conquista: “É muito gratificante, na minha jornada, chegar a essa fase, que é a formatura, em que concluo o curso, finalmente me tornando professor e, ainda mais, ser agraciado com o Mérito Acadêmico, que valoriza ainda mais a minha trajetória ao longo do curso e mostra como fui eficiente durante esse processo inteiro”.
A formanda Silvanete Martins, também do curso de História, relatou sua trajetória de superação. Natural de Timbiras, ela compartilhou que enfrentou dificuldades pessoais durante a graduação. “Passei por um processo de depressão durante o curso, e hoje estou aqui contando vitória, graças a Deus, e com a minha família presente para compartilhar esse momento tão especial e tão sonhado”, confidenciou.
Silvanete reforçou ainda seu compromisso com a educação: “Com certeza, vou colaborar com a educação e me especializar cada vez mais para melhorar o futuro do nosso Brasil, porque eu acredito na educação”.
A emoção dela também foi compartilhada por seus familiares. Silvalene Dutra, irmã da formanda, destacou o orgulho em presenciar a conquista. “Para mim é um prazer, uma honra contemplar esse dia tão maravilhoso e especial na vida dela. É o sonho dela, que é meu também. Inclusive, uns dias atrás, eu também me formei, e sei quanto é especial para a gente ter uma conquista dessa, porque é muito difícil. Mas, quando a gente quer, a gente consegue”, reiterou.
A cerimônia reafirmou o compromisso da UFMA em formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento educacional da região.
Por: Geovanna Selma
Fotos: Rildo Corrêa
Revisão: Jáder Cavalcante