Notícias

Centro de Ciências de Codó encerra acolhida dos calouros com mesa-redonda, atividade cultural e lanches

publicado: 03/06/2022 13h26, última modificação: 03/06/2022 14h13
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7

Mesa de diálogo sobre a assistência estudantil, as possibilidades de participação dos estudantes nos projetos de pesquisa, funcionamento das aulas no modo presencial, palestras, exibição de produções acadêmicas e atividades culturais e lúdicas fizeram parte da programação de três dias do evento de boas-vindas à comunidade acadêmica do Centro de Ciências de Codó, entre 30 de maio e 1º de junho. O acolhimento foi direcionado aos novos discentes do curso de Pedagogia, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

As atividades do primeiro dia da acolhida ocorreram no auditório do Centro, onde houve a “Mesa I de Boas-vindas às comunidades acadêmicas” e as rodas de conversa I e II, com tema “É Tempo de Recomeçar e Esperançar: Vivências e Subjetividades na Pandemia”. Também houve painéis sobre o Núcleo de Assistência Estudantil, a Biblioteca e do setor de tecnologia da informação, além do painel “Tire as minhas dúvidas”. 

No dia seguinte, 30, foi realizada a apresentação dos paineis de debate “Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente”; e “Atividades especificas em sala de aula”. No dia 1º, houve a apresentação de produções acadêmicas e a mesa-redonda “A Educação para a Diversidade e a Formação de Professores”, realizado no auditório. Foram feitas também atividades específicas em sala de aula e encerramento com atividade cultural e lanche.  

Segundo o coordenador do curso de Ciências Humanas, Antônio Alexandre Isidio, o evento alcançou as expectativas, pois houve participação ativa dos alunos e professores na programação, os quais demostraram muita disposição de voltar às atividades presenciais e de retornar ao convívio com os colegas. 

A discente de Pedagogia Kessya Fernandes Muniz, do oitavo período, falou sobre a importância do evento e da aula presencial. “É um evento deveras interessante, a Pedagogia é realmente muito fascinante, e, com a volta das aulas, pudemos ver de perto quanto é importante a aula presencial, quanto é importante o contato entre aluno e professor, poder ouvir sem interrupção ou ‘travar’ a voz do professor enquanto ele está explicando na aula”, realçou.   

Para o professor do curso de Pedagogia Wellington Bezzera, eventos como esse de acolhida aos alunos são de considerável importância, tanto no campo dos conhecimentos adquiridos como na relação que é estabelecida com os discentes. “Um primeiro ponto é que temos a oportunidade de aplicar a teoria exposta em sala de aula, pois permite nos aproximar das realidades vivenciadas por esses alunos durante um período tão conturbado na vida de todos. Por outro lado, também é possível aos docentes servirem como apoio às dificuldades enfrentadas no retorno presencial, pois muitos chegam ao espaço físico trazendo consigo alguns conflitos, incertezas, inseguranças e, principalmente, receio pelo que vão viver neste novo recomeço”, declarou.

Para o professor Joelson Morais, um dos palestrantes da acolhida, a recepção dos calouros representa esperança de dias melhores. “Fiquei muito feliz e emocionado ao conhecer os meus alunos de perto nesse contato presencial, poder abraçá-los e ter conversas que engrandecem a alma, o corpo, o espírito e o coração. Que possamos aproveitar e viver esse momento de aulas e encontros presenciais de forma intensa, produtiva e feliz, é o que desejo a todos e todas e é como vou me lançar como pessoa e professor do curso de Pedagogia do Câmpus UFMA-Codó”, celebrou. 

 Por: Rafaela Pinheiro

 Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: