Notícias
Centro de Ciências de Codó abre inscrições para o processo seletivo “Especialização em ensino de língua portuguesa e de matemática no ensino fundamental”
A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da coordenação do curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó, publicou o edital (AGEUFMA N° 17/2024) do processo seletivo de ingresso no curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e de Ensino de Matemática Fundamental. Estão sendo oferecidas cinquenta vagas.
Aprovado pela Resolução (CONSEPE/UFMA N° 1796/2018), o curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental é um programa de pós-graduação Latu Senso como forma mais abrangente sobre o estudo da língua portuguesa e matemática de nível fundamental, com duração de 18 meses e constituído em 4 módulos de disciplinas: ensino, língua portuguesa, matemática e metodologia da pesquisa. O curso ocorrerá no Câmpus da UFMA de Codó, aos sábados, das 8 às 18 horas, com intervalo para o almoço.
O Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino é voltado para professoras/es especialistas para atuarem, sobretudo, no Ensino Fundamental da língua portuguesa e matemática na Educação Básica. Nesse sentido, é destinado para docentes formados ou graduandos na área de Pedagogia e Lincenciatura, que possuem vínculos em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Os candidatos interessados devem fazer a inscrição até o dia 16 de março, por meio do SIGAA, (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), no seguinte endereço eletrônico. Além do mais, para o procedimento da inscrição, a/o candidata/o precisa apresentar os documentos preenchidos, digitalizados e anexados à plataforma de inscrição no SIGAA, estabelecidos no edital.
O processo seletivo totaliza cinquenta vagas, sendo 10% (5 vagas) reservadas aos servidores técnico-administrativos e até 30% (15 vagas) para a Política de Ações Afirmativas - para pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras (pretas e pardas), pessoas indígenas e quilombolas). Dúvidas e informações complementares referentes ao processo seletivo poderão ser dirigidas pelo email.
Confira o edital na íntegra AQUI!
Por: Camilla Fernanda
Revisão: Jáder Cavalcante