publicado: 10/08/2022 14h28, última modificação: 11/08/2022 09h25
Centro de Ciências de Chapadinha realiza “Oficinas Práticas de Genética nas Férias”.jpeg

Durante o período da pandemia e do isolamento social, as práticas laboratoriais foram reduzidas na Universidade. Com o retorno das aulas presenciais na UFMA, o Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) está realizando, até o dia 12 de agosto, a “Oficina de Práticas de Genética nas Férias''. A oficina, organizada pelo professor Jardel Oliveira Santos, do curso de Ciências Biológicas, disponibiliza 25 vagas. As aulas são destinadas aos discentes dos cursos de Biologia, Agronomia e Zootecnia do CCCh que já cursaram a disciplina Genética Básica.

Segundo Jardel, o conteúdo prático visa preencher o que foi suprimido durante o período de isolamento social. “O objetivo das oficinas é sanar o déficit de atividades práticas presenciais  dos últimos semestres, em que os componentes curriculares foram oportunamente ofertados de maneira remota”, pontuou.

Para Juliana Aljahara, estudante do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a oficina tem auxiliado também em como tratar esses assuntos futuramente na sala de aula. “Achei interessante a ideia do projeto. Tive pouca experiência com a genética de forma presencial, então estou gostando de participar e de rever alguns assuntos de forma prática, e até aprender como abordar em sala de aula alguns assuntos voltados à genética", disse.

Ao todo, serão 20 horas de carga horária. Estão sendo trabalhadas onze práticas da área de Genética Básica que integram o livro "Caderno com abordagens investigativas para o ensino de Genética". Entre as atividades, estão: a extração de DNA (ácido desoxirribonucleico) de materiais encontrados na cozinha; construção de maquetes para o estudo de Herança Genética em vegetais; teste de DNA para auxiliar na identificação de crimes.

Por: Alan Veras

Produção: Bruna Castro