Notícias

Centro de Ciências de Balsas recebe especialista da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para debater sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

publicado: 28/06/2022 11h11, última modificação: 30/06/2022 08h49

O auditório do Centro de Ciências de Balsas recebeu o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Wagner Vilella, para ouvir os trabalhos da companhia sobre o Rio Parnaíba e suas adjacências. No ensejo, também foi divulgada a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba), instituída em 2018 para investigar melhor os detalhes dos recursos hídricos que atendem cerca de 32 municípios do Maranhão.

No local, foram discutidas as problemáticas e oportunidades que o Rio das Balsas – um afluente do Rio Parnaíba – oferece aos municípios da região sul do estado, em que foi argumentado sobre a necessidade da composição e atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba.

De acordo com dados da ANA, a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, adicionada à área de drenagem do Delta do Parnaíba, abrange uma área de 333.952 km², e, destes, 20% estão inseridos no Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará, onde vivem cerca de cinco milhões de habitantes. São 277 municípios, sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e dezenove cearenses.

O discente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Fábio Sousa, comentou que o aprendizado, na ocasião, veio na forma corretiva da utilização de águas para a economia da região, em que apresentaram as problemáticas e as possíveis soluções e ressaltaram a importância do rio para sociedade local e para todos os pontos da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Saiba mais

A agência atua para promover políticas de preservação dos recursos hídricos, por isso é composto por representantes dos poderes públicos municipais, estaduais e federal e de entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia hidrográfica. O objetivo também é acompanhar as ações promovidas para conservar o bioma e o ecossistema dos rios e definir termos e projetos de cooperação técnica entre estados e municípios da região para instalar mecanismos de fiscalização, pesquisa e proteção.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão:  Jáder Cavalcante

registrado em: