Centro de Ciências Biológicas e da Saúde promove solenidade em homenagem ao reitor Natalino Salgado e sua despedida da docência da instituição

publicado: 27/07/2021 14h38, última modificação: 28/07/2021 20h13
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realizou, ontem, 26, a solenidade “Uma vida dedicada à UFMA”, em homenagem ao professor e reitor Natalino Salgado, marcando sua despedida da docência da instituição, além de comemorar seus 75 anos de vida completados um dia antes, no domingo, 25. Também foi apresentado um vídeo especial sobre a carreira acadêmica e como gestor na Universidade e no Hospital Universitário.

Emocionado, agradeceu bastante a cerimônia e o carinho. “Este momento é muito singular para mim. É com muita emoção que estou hoje falando essas palavras para vocês: muito obrigado, de coração. Não tem preço esse momento de estar ao lado de vocês, olhar o semblante de todos e dizer que eu tenho bons colegas, amigos e companheiros de lutas. Meu muito obrigado”, expressou.

A professora do Departamento de Ciências Fisiológicas Bernadete Jorge Leal Salgado, que também é esposa do reitor Natalino Salgado, realçou que o seu marido ama o trabalho e se sente muito feliz com ele, e disse que espera que ele continue contribuindo com toda a sociedade e que ele realize tudo que deseja.

Jacira do Nascimento Serra, coordenadora do curso de Medicina, frisou a importância do orgulho de ser UFMA. “O senhor engrandece o nome da nossa UFMA. Digo a todos os alunos quando dou a formatura: levem este nome com orgulho, porque a UFMA é para levar com orgulho em todo lugar que estiver. E o senhor é responsável por isso, por fazer com que todos nós que estamos aqui tenhamos muito orgulho. Parabéns e muito obrigado”, declarou.

A diretora do CCBS, Rosane Nassar Meireles Guerra Libério, destacou o reitor como um gestor capaz de tirar o melhor de cada um ao seu redor. “Obrigado por tanto amor e dedicação à nossa instituição, por sua paixão pelo trabalho, sua ousadia e desprendimento. Receba nosso abraço afetuoso e agradecido por tantos feitos em prol da UFMA e por nós. Muito amor e harmonia em todos os anos de sua vida”, falou ao professor.

A pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera, agradeceu todo o aprendizado obtido em meio à gestão do reitor Natalino: “Agradeço muito a participação nesta gestão, que me faz, a cada dia, aprender a superar esses limites que nós temos, ainda mais em tempos tão difíceis como este pandêmico, que tem abalado não só o Maranhão. Então, vida longa, professor Natalino. Estamos aqui para apoiá-lo e continuar trabalhando junto com o senhor."

A solenidade também contou com depoimentos e participações de diversos amigos do reitor e de professores, gestores e alunos da comunidade acadêmica da UFMA.

Assista ao vídeo completo no canal institucional da UFMA no YouTube:

Saiba mais

Natalino Salgado Filho é natural da cidade de Cururupu, Maranhão. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Hospital Pedro Ernesto. É mestre e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especializou-se em Clínica Médica, Nefrologia, Didática de Nível Superior, Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares durante a carreira.

Professor titular da UFMA, coordenador do Projeto Prevrenal, docente de diversos programas de pós-Graduação na UFMA, como o Programa de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UERJ.

Natalino Salgado foi diretor-geral do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) de 1997 a 2007, transformando-o em Hospital de Ensino, uma referência nacional em alta complexidade. No HU-UFMA, ampliou a Residência Médica e implantou a Residência Multiprofissional. Anteriormente à atual gestão na UFMA, havia sido reitor da Universidade pelo período 2007-2015.

Em sua atuação profissional e contribuições para o Maranhão, Natalino Salgado fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, quando trouxe para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise do estado. Fundou a primeira Residência Médica do Maranhão em 1980. Presidiu a Sociedade Maranhense de Nefrologia (SMN) e foi membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Atuou como vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Presidiu a Comissão de Implantação do Hospital Universitário da UFMA, em 1990.

É membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial (SBH); da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); da International Society of Nephrology (ISN); da American Society of Nephrology (ASN); da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM); da Sociedade Maranhense de Ciências (SMC); da Academia Maranhense de Letras (AML); do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames). Natalino Salgado publicou 18 livros e mais de 600 artigos em revistas especializadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Publica semanalmente artigos em jornais. É também editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque