Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia promoveu ação de doação de sangue em parceria com o Hemomar

publicado: 01/12/2022 12h45, última modificação: 01/12/2022 15h01

Para obter o maior volume de bolsas de sangue possível e sensibilizar os participantes a continuarem com a doação periódica, foi realizado, na quarta-feira, 30 de novembro, o Mutirão de Doação de Sangue, evento promovido pelo Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) do Câmpus São Luís. A ação foi feita em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e ocorreu no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.

A iniciativa, realizada ontem durante todo o dia, também teve por objetivo retomar as ações de doação que ocorriam eventualmente durante o ano no Câmpus São Luís. Baseado nisso, o evento foi pensado propondo maior escala e maior alcance no número de participantes, daí a escolha pelo auditório, além da boa localização.

Julia Castro, vice-presidente do Centro Acadêmico do BICT, afirma que a doação de sangue é um ato de amor e vai muito além disso, é uma escolha que dá a oportunidade de uma nova vida a centenas de pessoas. “A ideia para esse evento veio no final setembro em uma conversa com o presidente do Centro Acadêmico. Minha mãe tinha feito uma cirurgia em julho e precisou de duas bolsas de sangue e, nesse meio tempo, foi um esforço muito grande para conseguir apenas duas bolsas, assim eu pude ver quão necessitado era esse serviço”, revelou.

Valma Costa, coordenadora da Coleta Externa do Hemomar, agradeceu aos alunos da UFMA o convite e ressaltou a importância da doação: “Em finais de ano, devido às festividades de Natal e Ano Novo, nossos estoques acabam baixando bastante, e ações como esta são necessárias para aumentar nossos estoques”.

A aluna do 2º período de Enfermagem Kelly Kauanne Campelo dos Santos contou que doou sangue na ação motivada por conhecer uma pessoa próxima a ela que está precisando. “Eu vi a necessidade e, apesar de o meu sangue não ser compatível com o dela, eu sei que certamente há outra pessoa com meu tipo sanguíneo que precisa ou pode vir a precisar”, afirmou.

Ana Vitória Alcântara Silva, aluna do BICT, comentou que é primeira vez que doou sangue na vida. “Hoje em dia, vemos que não há muitas pessoas que estão realmente dispostas a doar sangue. Há uma necessidade na doação, quando vamos aos hospitais, não é difícil ver que não há uma disponibilização adequada de bolsas de sangue, o que acaba gerando muita dificuldade para as pessoas que precisam daquilo”, opinou.

Saiba mais

Para quem não participou do Mutirão de Doação de Sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue do Hemomar e checar se atende aos requisitos necessários para a doação. Mais informações podem ser encontradas no Instagram do Hemomar.

Veja as fotos da ação:

Ação Social: Mutirão de doação de sangue