Notícias

Centro acadêmico de Medicina da UFMA de Pinheiro realizou o I Congresso de Medicina Interligas da Baixada Maranhense

publicado: 13/06/2024 15h09, última modificação: 13/06/2024 15h09
Centro acadêmico de Medicina da UFMA de Pinheiro realizou o I Congresso de Medicina Interligas da Baixada Maranhense

O Centro Acadêmico do curso de Medicina da UFMA de Pinheiro realizou entre os dias 10 e 11 de junho o I Congresso de Medicina Interligas da Baixada Maranhense idealizado e organizado com o objetivo de estimular o ensino e a pesquisa no Câmpus, potencializar a ciência e fortalecer a troca de conhecimento entre os participantes. O evento é uma evolução do Encontro de Ligas Acadêmicas da Saúde (ELAS), que, em comemoração aos dez anos de criação do curso, tornou-se agora um congresso, representando um marco histórico para o Centro de Ciências de Pinheiro.

O evento foi uma iniciativa do Centro Acadêmico de Medicina Pericumã (CAMEP) e organizado por discentes de diversos períodos, sob a coordenação da professora Gabriela Dantas Carvalho. Este ano, o congresso abordou a temática “A Medicina na Baixada Maranhense: Desafios e Perspectivas da Saúde Pública” e contou com um público de aproximadamente duzentas pessoas.

O I Congresso de Medicina Interligas da Baixada Maranhense discutiu temas como a construção do currículo acadêmico, com a participação de egressos do curso, casos e abordagens comuns no contexto da saúde pública e oficinas que abordaram técnicas, procedimentos e conteúdos teóricos e práticos essenciais para a formação dos acadêmicos do curso.

O evento contou com palestras ministradas por profissionais renomados na área da saúde, minicursos organizados pelas Ligas Acadêmicas do curso, mesas-redondas e apresentações científicas nas modalidades oral e pôster, que abordaram as questões de saúde locais, os avanços em diversas áreas da medicina e relatos de atividades e casos clínicos vivenciados pelos discentes.

Para o aluno Flávio Augusto Alencar de Oliveira, discente do curso de medicina do 4° período e presidente da comissão organizadora do I COMIB “o curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Pinheiro foi criado com o objetivo de formar médicos com perfil generalista, capazes de atender ao Sistema de Saúde vigente e às demandas do estado do Maranhão. Há 10 anos, nosso curso oferece uma educação médica de qualidade, apesar de frequentemente enfrentarmos limitações em recursos materiais, humanos e técnicos, e campos de prática. O curso se tornou um celeiro de médicos capacitados, humanizados e renomados, com vasto conhecimento, que hoje se destacam no mercado de trabalho. Como acadêmicos, somos preparados para lidar com as realidades do Sistema Público de Saúde e, dessa forma, retribuir, com excelência, todo o acolhimento e oportunidades fornecidos pela população da Baixada Maranhense, melhorando os índices de saúde da região por meio da prática médica", salienta. 

O discente ainda destaca a relevância do evento para a Universidade. "O I COMIB elevou o nome da medicina da Universidade Federal do Maranhão Câmpus de Pinheiro, destacando todo o potencial que seus acadêmicos e docentes possuem. Somos mais do que um campus, somos uma parte essencial da Universidade. Este congresso não apenas celebrou uma década de conquistas, mas também lançou as bases para um futuro de inovações e avanços na saúde pública da Baixada Maranhense. Estamos determinados a continuar crescendo, inspirando e transformando realidades, demonstrando que, juntos, podemos superar desafios e construir um legado de excelência e humanidade. O futuro da medicina na Baixada Maranhense começa aqui, e o I COMIB é apenas o primeiro passo de uma jornada que promete revolucionar, ainda mais, a saúde e a educação na nossa região”, finaliza. 

Por: CAMEP 

registrado em: