Cento e quarenta e dois alunos de Santa Inês, Pio XII, Monção, Cururupu, Poção de Pedra, Codó, Coroatá e Pindaré-Mirim colam grau em cerimônia especial do curso de Licenciatura em Pedagogia do Parfor

publicado: 03/09/2021 11h16, última modificação: 03/09/2021 23h22
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Foi realizada, na sexta-feira, 27 de agosto, a Colação de Grau Especial do Programa de Formação dos Professores da Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Parfor) do curso de Licenciatura em Pedagogia dos municípios de Santa Inês, Pio XII, Monção, Cururupu, Poção de Pedra, Codó, Coroatá e Pindaré-Mirim, referente ao segundo semestre de 2020. Ao todo, 142 alunos receberam a outorga do grau em cerimônia presidida pelo vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A paraninfa oficial e professora do curso, Francisca das Chagas Passos Silva, pontou em seu discurso a luta que os alunos enfrentaram. “O que levou a cruzar os grandes males foram a coragem, resistência e perseverança, pois vocês todos e todas usaram uma armadura revestida de muita coragem e resistência para fazerem a viagem dos desbravamentos do conhecimento ao longo desse curso”, comentou.

O vice-reitor congratulou os novos graduados e desejou sucesso. “Agradeço a todas as pessoas envolvidas que, direta ou indiretamente, contribuem com esse projeto, pois sem esse apoio seria impossível chegarmos até aqui. Eu, como entusiasta do Parfor, sou membro da equipe do Parfor desde 2012 e em todo esse tempo pude ministrar aula em Imperatriz, Lago da Pedra, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Estreito e Sitio Novo, e posso afirmar, como testemunha desse projeto, que o benefício da formação de vocês que adquiriram para a licenciatura será crucial para a melhoria de suas vidas e de seus alunos no presente e no futuro”, finalizou.

Saiba mais

A mesa virtual da colação de grau contou ainda com a presença dos prefeitos de Codó, José Francisco Lima Neres; de Cururupu, Aldo Luís Borges Lopes; de Poção de Pedras, Francisco Assis Lima Pinheiro; e de Santa Inês, Luís Felipe Carvalho; dos secretários de Educação de Codó, Raquel Vieira Paula Pereira; de Cururupu, João Carlos Braga Wesley; de Poção de Pedra, Marcone Wellington de Oliveira Pinheiro; e de Santa Inês, Fagner Gomes do Nascimento.

A cerimônia contou também com a presença do coordenador geral do Parfor, José Carlos de Melo; a coordenadora do curso de Pedagogia do Parfor, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa; da diretora de Ações Especiais da UFMA, Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo; e dos coordenadores locais Bárbara Leticia Silva Sousa, Jonathan Pinheiro da Costa, Milane Galletti Lopes Gonçalves, Maria Edna Pereira do Nascimento Silva, Ítalo Ramon Melo Lima.

Confira a cerimônia completa:

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes