Cardiologista do HU-UFMA é empossado na Academia Maranhense de Medicina

publicado: 22/10/2021 14h59, última modificação: 25/10/2021 16h31

O cardiologista Francisco das Chagas Monteiro Júnior, responsável técnico pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário da UFMA, tomou posse, no dia 1º de outubro, na Academia Maranhense de Medicina. Ele passa a ocupar a cadeira de n° 35, cujo patrono é o médico Pedro Braga Filho e como ocupante anterior teve o ex-professor da UFMA, Antônio Nilo Filho.

O novo acadêmico tem 61 anos, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, residência médica em Clínica Médica e em Cardiologia pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em cardiologia pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo. É também professor associado IV da Universidade Federal do Maranhão e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES-MA).

Ele foi conduzido pelos acadêmicos Márcia Sousa, José Carlos Amaral e José Bonifácio Barbosa. A saudação foi feita pelo acadêmico Antônio Augusto Soares da Fonseca.

Em seu discurso de posse, expressou a felicidade em poder ingressar na Academia. “É uma grande honra e uma indescritível alegria pra mim passar a fazer parte deste corpo de notáveis colegas, ocupando, com muito orgulho, a cadeira de número 35 desta insigne academia, antes pertencente ao saudoso professor Antônio Nilo da Costa Filho, sob a égide do seu ilustre patrono, o dr. Pedro Braga Filho.”

Ele estendeu seus agradecimentos a todos que fazem parte de sua história. “Ninguém caminha sozinho, devo muito a muitos, inumeráveis, no decurso da minha já longa caminhada profissional, afinal já se foram 38 anos de formado. Ficam aqui os meus mais profundos agradecimentos a todos aqueles que palmilharam e continuam palmilhando comigo os caminhos da ciência e do trabalho, companheiros de todas as jornadas, professores, alunos e colaboradores, pois todos contribuíram, de alguma forma, para que eu hoje aqui estivesse, carregando os louros que a todos caberiam.”

A Academia Maranhense de Medicina congrega os grandes nomes da medicina do estado. São profissionais que prestam ou prestaram relevantes serviços na área da ciência e da literatura para a sociedade. Os acadêmicos e acadêmicas têm o papel de não permitir que morra a memória de médicos e médicas que deixaram seu nome na história da medicina no Maranhão. Profissionais que se dedicaram a cuidar do próximo, tendo o seu ofício como um sacerdócio.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, pontuou a grandeza dessa conquista e a relevância para o hospital. “O ingresso de profissionais da Instituição na Academia Maranhense de Medicina nos enche de orgulho, pois é o reflexo do profissionalismo e da competência que fazem a diferença na saúde pública do Maranhão."

Publicado originalemente em 18/10/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário