Notícias
Canvas de Sucessão: UFMA promove treinamento para fortalecer gestão nas Empresas Juniores
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Empreendedorismo (DEMP), da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), realizará, no próximo 25 de abril de 2026, o treinamento “Canvas de Sucessão”, como parte das ações voltadas à educação empreendedora na instituição.
A atividade será ministrada pela docente Amanda Aboud, das 9h às 12h, no espaço de coworking do NAVE. Embora o evento seja direcionado aos integrantes das Empresas Juniores (EJs) da UFMA, o treinamento é aberto ao público em geral. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma SIGEVENTOS.
O treinamento tem por objetivo apoiar as Empresas Juniores no planejamento e na execução de processos de transição de gestão de forma estruturada, eficiente e sustentável. A proposta utiliza uma ferramenta visual e prática o Canvas de Sucessão, que orienta a organização de informações estratégicas, como definição de cargos, responsabilidades, processos internos, conhecimentos críticos e desafios da gestão vigente.
Com essa abordagem, a iniciativa busca facilitar a transferência de conhecimento entre equipes, promovendo maior continuidade organizacional, reduzindo riscos durante a troca de liderança e fortalecendo a governança e o desempenho das EJs.
"Pensamos neste treinamento para tratar dificuldades relacionadas à sucessão de gestões em Empresas Juniores. A ideia é melhorar o processo de transição, para que quem está chegando possa dar continuidade ao trabalho de gestões anteriores", assinalou Fernanda Arantes, coordenadora de Empresas Juniores da UFMA.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no SIGEVENTOS.
Por: Lucio Silva
Revisão: Jáder Cavalcante