Cantata Natalina promovida pela UFMA em parceria com o Sesi leva centenas de pessoas à Praça João Lisboa

publicado: 22/12/2023 16h20, última modificação: 22/12/2023 21h14
Cantata Natalina promovida pela UFMA em parceria com o Sesi leva centenas de pessoas à praça João Lisboa

Grupos de corais maranhenses e cantores líricos encantaram o público de todas idades que esteve na iluminada Praça João Lisboa para a Cantata Natalina, promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o Sesi.

Tendo o Sesi Casarão da Indústria como palco, onze corais, os cantores líricos Lívia e Celso Berredo e a cantora maranhense Cecilia Leite se revezaram com um repertório composto por músicas populares e eruditas, além de canções natalinas.

Motivado pelo espírito natalino e a amizade, Eduardo Belo foi conferir a Cantata Natalina. “Gosto muito da época do Natal, a gente se sente diferente. E eu gosto muito de prestigiar, de vir e assistir. E hoje, como vai ter o Celso, que é amigo meu, eu vim prestigiar”, contou.

A expectativa para o espetáculo não foi somente do público. O cantor lírico Celso Berredo, que volta à sua cidade Natal, mostrou-se animado com a apresentação. “Sou grato por estar na minha cidade, na minha terra, depois de um período fora estudando, para poder fazer um bom trabalho e uma excelente apresentação. Estou muito feliz, me sinto lisonjeado”, comentou.

O canto coral, que marca as tradicionais cantatas natalinas pelo mundo, também faz história por aqui. Dos mais antigos aos infantis, os grupos de coral impressionaram a plateia. Para a regente do Coral da UFMA, Angélica Marques, o canto coral transporta o público para o verdadeiro Natal. “A gente gosta de cantar o Natal. O canto, de certa maneira, no Natal, que evoca a imagem mesmo de Jesus, é uma coisa que vem lá da tradição histórica. Desde que o homem pisou nesta terra, ele canta no coletivo”, afirmou.

Além das tradições, a paz e a confraternização estiveram no centro da mensagem que a Cantata trouxe para este Natal. “Paz, amor, solidariedade e reafirmação dos nossos compromissos como Universidade com o povo da nossa terra, com o povo brasileiro. É um momento de muita expectativa, começamos um novo ciclo, o professor Fernando Carvalho está aí, começando o seu trabalho. É o momento de dizer para a sociedade que queremos mais e mais uma UFMA que seja exatamente o sonho de todo maranhense e todo brasileiro”, destacou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi.

Para Roselis Barbosa Câmara, diretora de assuntos culturais (DAC), o momento também é de agradecimento. “Nossa tradicional Cantata Natalina, este ano, num espaço novo, muito bonito, recém-inaugurado, que é o casarão da Indústria. Essa parceria com o Sesi é como eu sempre digo: com mãos dadas, a gente chega mais longe. É o momento de celebrar o Natal, momento de confraternizar, mas também um momento para agradecer. Agradecer todos os nossos projetos que desenvolvemos esse ano, projetos com êxito. Parcerias importantes, inclusive, essa parceria para realizar a cantata este ano”, pontuou.

A Cantata Natalina, que já teve outros palcos históricos e alternativos, em anos anteriores, em 2023, a parceria com Sesi permitiu que o Centro Histórico de São Luís também recebesse o evento. Para o superintendente do Sesi, Diogo Lima, ter a Cantata Natalina nesta parte da cidade garante a democratização do acesso às artes e à cultura.

“Nós estamos aqui no Centro Histórico de São Luís, este é um local extremamente especial da nossa cidade, é o coração pulsante, aqui nossa cidade começou. E nós trazermos milhares de pessoas em uma noite de quinta-feira para celebrar o Natal juntos, para confraternizar esse espírito mágico, que é o fim do ano, demostrando a parceria, o envolvimento de diversos sujeitos das políticas públicas para promover a democratização dos espaços de arte e das artes da nossa cidade, do nosso estado. É uma gratidão muito grande por essa parceria, a UFMA já assina, junto com a gente, vários espaços do Casarão (da Indústria), e agora nós damos mais um passo, criando um evento que certamente vai ficar para o calendário da cidade”, definiu o superintendente do Sesi.

Ao fim das apresentações, mostrou-se encantado com o números apresentados. “Muito lindo. Cada grupo com seu estilo foi uma integração muito bonita de todos os corais”, expressou Edineide Sales, que acompanhou o evento do começo ao fim.

Edineide também apontou a importância dos eventos públicos que dão protagonismo ao canto coral: “Protagonista e trazendo a população pra junto, incentivando também a população a procurar o canto coral como forma de educação e entretenimento”, destacou.

Cantata Natalina - 21.12.23

Participaram da Cantata Natalina os corais: Coral da UFMA; Coral São João; Madrigal Santa Cecília; Coral Arte Canto; Coral Nossa Voz; Bumba Opera; Coral Maranatha; Coral Celeste Kids; Coral Reforço Escolar OK Idiomas e Coral do Núcleo de Arte Educação do Teatro Arthur Azevedo.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Gabriel Jansen