Notícias

Cantata Natalina emociona público na Praça João Lisboa e reforça parceria entre UFMA e Sesi

publicado: 23/12/2024 12h30, última modificação: 23/12/2024 13h21
Cantata Natalina emociona público na Praça João Lisboa e reforça parceria entre UFMA e Sesi

Na última quinta-feira, 19, a Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São luís, foi palco de uma das mais grandiosas celebrações natalinas do ano. A Cantata Natalina, promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Sesi Casarão da Indústria, reuniu artistas e público em uma noite repleta de música, emoção e valorização da cultura maranhense.

Com o tema “Celebrar com música é divino”, o evento contou com apresentações de renomados grupos corais, como o Coral UFMA, Madrigal Olga Mohana, Coral Sant’ana, Laudamus Chorus, Coral São João, Coral Nossa Voz, Madrigal Santa Cecília, Coral Arte Canto, Coral Maranatha, Coral Kayrós, Bnada Kerusso, além de Cecília Leite e da Escola de Música Revelar.

A parceria entre a UFMA, o Sesi e a Fiema, consolidada nos últimos dois anos, foi fundamental para o sucesso do evento. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez, destacou a importância dessa colaboração. “A UFMA é nossa parceira de longa data, e juntos conseguimos produzir muitos mais. No ano passado, o evento foi um grande sucesso, e este ano vemos ainda mais pessoas chegando. Isso é cultura, é um trabalho grande que a Universidade já faz, e nos alinhamos a ela para somar esforços e aprofundar trabalhos desse tipo”, afirmou.

O reitor da UFMA, Fernando de Carvalho, reforçou o impacto dessa união. “A Cantata Natalina já é um evento tradicional da Universidade Federal do Maranhão e foi reforçado com a parceria com o Sesi e a Fiema. Isso está sendo divulgado não só dentro do nosso estado, mas também fora dele. Agradecemos muito ao Sesi e à Fiema, pois essa parceria não é apenas cultural, mas também abrange inovação tecnológica e desenvolvimento industrial, mostrando que a Universidade contribui para o progresso do estado em várias áreas”, pontou.

Realizada há mais de quatro décadas, a Cantata Natalina ganhou novo fôlego com apoio do Sesi, como destacou a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA (PROEC), Zefinha Bentivi. “Com a parceria do Sesi, tivemos um up. Hoje, realizamos o evento no Centro Histórico, em uma praça belíssima, com tecnologia e acessibilidade. Promover cultura, canto coral e canto lírico em um espaço público, acessível às pessoas, é algo que fazemos com muito prazer, cuidado e dedicação. As parcerias são fundamentais para viabilizar grandes projetos da nossa Universidade”, ressaltou

Além de proporcionar aceso à cultura, o evento celebrou o espírito natalino em sua essência. Rosângela de Fátima, integrante do Coral da UFMA, emocionou-se ao falar sobre a experiência de cantar em coral. “O Espírito do Natal nos alegra, pois cantamos o nascimento de Jesus. Cantar em coral é viver isso durante o ano todo e culminar em um momento de confraternização com outros corais. Esse evento é de grande valor artístico, cultural e musical. É um evento de amor e união”, declarou.

Com a presença de um público diversificado, o evento reforçou o compromisso da UFMA e de seus parceiros em promover a cultura e arte no Maranhão. A escolha da Praça João Lisboa como cenário simbolizou a valorização do Centro Histórico de São Luís, proporcionando um espaço acessível e integrado ao cotidiano da cidade.

Para a pró-reitora Zefinha, o sucesso da Cantata Natalina reflete o impacto positivo das parcerias entre as instituições envolvidas. “Devemos sempre encontrar parceiros que estejam dispostos a colaborar com nossos grandes projetos. Promover cultura é isso: unir forças para alcançar mais pessoas e criar momentos de emoção e aprendizado”, afirmou.

Com apresentações emocionantes e uma mensagem de união e renovação, a Cantata Natalina reafirmou seu lugar como um das principais celebrações culturais do Natal no Maranhão, levando adiante o legado de mais de quatro décadas de tradição.

Por: Geovanna Selma

Fotos: Valdo Tavares

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: