Câmpus São Luís recebe o Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia e a III Oficina de Redação de Artigos Científicos

publicado: 01/08/2023 12h25, última modificação: 18/08/2023 10h43

Durante a manhã desta terça-feira, 1 de agosto, o auditório Sergio Ferretti, do CEB Velho, no Câmpus São Luís, recebeu o Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia e a III Oficina de Redação de Artigos Científicos. O evento, que se estende até sexta-feira, 4, pauta a divulgação das ações desenvolvidas pelo projeto de cooperação entre Programas de Pós-Graduação sediados nas três instituições parceiras: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento comemora a finalização do Procad Amazônia entre as três Universidades a Federal do Maranhão, Federal do Amazonas e a Unicamp, como explica a professora Altair Antoninha Del Bel Cury, representante da coordenação da área da Odontologia Junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O programa mostrou-se capaz de diminuir as assimetrias e principalmente melhorar a formação das pessoas. Tanto isso é verdade que os dois programas mudaram positivamente suas notas e tem formados pessoas de altíssima qualidade, além de propiciar que tanto os docentes, como seus alunos, das duas universidades, tenham participado da internacionalização, que é uma exigência da Capes para os programas de pós-graduação”, pontuou.

A professora Cecilia Cláudia Costa Ribeiro, coordenadora da rede de cooperação acadêmico-cientifica entre os programas de pós-graduação em odontologia na UFMA, definiu, em sua fala, a importância do programa como decisiva. “Essa parceria envolve uma universidade de conceito sete, que é a Unicamp, em parceria com a nosso programa de pós-graduação e o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Ufam. Essa parceria foi muito necessário para nossa internacionalização, e, com a saída de professores e alunos paro exterior, foi alavancado o nosso conceito para nota cinco. Agora nós somos o um programa de excelência e o primeiro programa nota cinco da região amazônica na odontologia”, expõe.

O professor José Roberto de Oliveira Bauer, coordenador do programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA, agradeceu em seu discurso pela atuação do programa pelas oportunidades trazidas aos discentes e docentes. “Somos pequenos, mas somos unidos e potentes. Sempre buscamos impactos social para poder desenvolver a sociedade e devolver o que é dela por direito. Também buscamos alavancar empresas e criar parcerias para desenvolver, crescer e gerar um impacto econômico, mas em nenhum momento esquecemos da nossa maior estrela que são os alunos, que, logo vão semear o conhecimento que adquiriram. Sempre olhamos para frente em busca do que queremos, sempre olhando para o lado para o parceiro que quer aprender conjuntamente, e nunca esquecemos de olhar para trás para ajudar o amigo que precisa”, finalizou.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras