Notícias
Câmpus Imperatriz lança a campanha e exposição artística “Por isso vale a pena viver”
A campanha virtual e a exposição artística com o tema “Por isso vale a pena viver”, organizada pela Assistência Estudantil do Câmpus Imperatriz, é uma ação de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo, que ocorrerá entre os dias 27 e 28 de setembro, nas unidades Centro e Bom Jesus. A ideia é que os participantes registrem uma foto focando algo que complete a frase “Por isso vale a pena viver...” e depois postem no Instagram com a hashtag #valeapenaviveritz, colocando na legenda os motivos pela escolha da foto.
Além da campanha virtual, serão aceitas na exposição outras manifestações artísticas como pinturas, artesanatos e esculturas, que reflitam e promovam a motivação para a vida. O objetivo do evento é possibilitar que os alunos e servidores da Universidade canalizem seus olhares para bons motivos que fortaleçam o interesse pela vida e que, ao publicar, contagiem outras pessoas na mesma perspectiva.
Kiria Ribeiro Lins Martins, psicóloga, especialista em psicopedagogia e mestra em educação escolar é uma das integrantes da Assistência Estudantil da UFMA e organizadora da campanha “Por isso vale a pena viver”. Ela conta que o tema da campanha é um incentivo para fazer os alunos e servidores da Universidade olharem e focarem nos pontos positivos da vida, numa tentativa de direcionar o olhar para os aspectos protetivos da saúde mental.
A psicóloga explica que a campanha foi desenvolvida para o espaço virtual, por ser um ambiente onde os estudantes convivem, se relacionam com mais frequência, principalmente na volta das atividades presenciais. “O ambiente virtual é onde eles podem postar fotos, textos, onde tudo fica registrado, e a ideia da foto com a legenda ‘por isso vale a pena viver’ leva-os a identificar, no seu cotidiano, motivos que fortaleçam sua ligação com a existência e a valorização da vida, além de contagiar outras pessoas do mundo virtual com suas impressões e olhares."
Outra ação da campanha, que é a exposição artística, segundo Kiria Ribeiro, é para o desenvolvimento artístico dos alunos, também com esse olhar focado nos pontos positivos da vida, expressados por meio das artes.
Por fim, a coordenadora da exposição contou que o Setembro Amarelo coincidiu com o primeiro mês de aula na UFMA e que isso foi uma oportunidade para fazer uma ação de acolhimento, juntamente com a prevenção ao suicídio. “A primeira coisa que a gente da Assistência Estudantil poderia fazer como prevenção ao suicídio é o acolhimento aos alunos, seja participando das diversas ações de acolhimento da instituição, assim como estimulando professores a trabalharem o acolhimento como uma postura e não somente uma ação”, afirma.
Se você deseja produzir algo para expor durante a atividade, basta preencher o formulário on-line e entregar sua produção para a equipe de Assistência Estudantil até o dia 23 de setembro.
Confira o regulamento da exposição
Por: Paulo Maciel
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante