Notícias
Câmpus Grajaú promove a IV Semana de Consciência Negra
O Centro de Ciências de Grajaú (CCGR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, nos dias 18 de 19 de novembro, a IV Semana de Consciência Negra. Com o tema "Identidade e resistência negra em Grajaú: Construindo caminhos para uma educação antirracista", a iniciativa tem por objetivo a promoção de debates e ações educativas sobre identidade racial, realizando o reconhecimento das contribuições do povo negro na formação social, cultural e histórica nacional, fortalecendo uma educação antirracista.
Na promoção de conversas, o professor Luís Félix de Barros, docente do Curso de Ciências Humanas - Geografia, frisa as reflexões sobre a essencialidade da ação para a construção de um ambiente de ensino mais democrático. “A 4ª Semana da Consciência Negra é uma iniciativa que reafirma o compromisso da Universidade com a valorização das identidades negras e com o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas. O evento busca promover reflexões e trocas de saberes entre a comunidade acadêmica, os movimentos sociais e as escolas, fortalecendo a presença da cultura afro-brasileira como parte essencial da nossa formação cidadã e intelectual. Mais do que um momento de celebração, é um espaço de resistência, diálogo e construção de uma educação antirracista, comprometida com a equidade e com o respeito às diferenças”, ressalta.
O evento conta com apresentações de trabalhos. As submissões podem ser realizadas até o dia 15 de novembro, na seguintes áreas temáticas:
- Cultura, Arte e Territorialidade Negra;
- Educação das Relações Étnicos-Raciais e Ensino de Geografia;
- Educação Infantil Quilombola e Literatura Infantil Negra: Cultura, Identidade e Afeto;
- Geografia da Desigualdade e do Racismo Estrutural, Políticas Públicas;
- Políticas Públicas, Territórios e Justiça Social;
- Química, Meio Ambiente e Justiça Social;
- Saúde da População Negra;
- Sexualidade, Gênero e Interseccionalidade nos Espaços Geográficos;
- Território, Identidade e Pertencimento Étnico-Racial.
Acesse o site e confira as regras para submissão de trabalhos.
A Semana marca um ponto de encontro entre ações pedagógicas voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira e a iluminação de problemáticas raciais, consolidando a ação como um estimulo às pluralidades humanas, baseaso na educação. Ao reunir docentes, discentes, pesquisadores e líderes de movimentos políticos, há uma junção de saberes populares, reconhecimento da força da população negra no Maranhão e Brasil. Ademais, contribui com a implementação da lei 10.639/ 2003, que estabelece o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas da federação.
Inscrições:
Para participar do evento e saber mais detalhes, acesse aqui.
Por: Elcyane Ayres
Revisão: Jáder Cavalcante