COLAÇÕES DE GRAU 2023.2

Câmpus Grajaú celebra excelência acadêmica em colação de grau dos novos licenciados em Geografia e Química

publicado: 19/03/2024 14h19, última modificação: 19/03/2024 14h19

Com emoções e sentimento de dever cumprido, o auditório do Centro de Ciências de Grajaú (CCG) testemunhou um momento importante para os 29 novos profissionais nas áreas de Ciências Humanas – Geografia e Ciências Naturais – Química. A solene cerimônia de colação de grau do semestre de 2023.2 ocorreu na noite de quarta-feira, 13, com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, membros da gestão superior, professores, alunos, familiares e amigos.

O Câmpus de Grajaú abriga duas importantes licenciaturas, que proporcionam uma formação de excelência para os futuros professores e pesquisadores nas áreas de Geografia e Química.

“Sinto-me grata. Não tenho nem palavras para agradecer a todos os professores que contribuíram para que isso esteja acontecendo hoje, é uma gratidão imensa. A gente, que vem de muito baixo, é um grande marco que, para muitas pessoas, pode ser pouco, mas, para a gente, é surreal. Isso aqui era totalmente fora da minha realidade, eu vim do interior, não sabia nada da vida, eu comecei a caminhar de verdade quando entrei na Universidade. Hoje o sentimento é de gratidão”, relatou a graduada em Ciências Humanas – Geografia, Euzilane Alvino Santana.

Segundo Euzilane, a caminhada só se tornou efetiva graças ao companheirismo e ao auxílio de todos aqueles que contribuíram para sua jornada acadêmica, como sua orientadora de monografia, por exemplo.

A cerimônia de colação de grau no Câmpus Grajaú não apenas marcou o término de uma fase significativa na vida dos formandos, mas também destacou a importância do ensino superior e do reconhecimento do esforço individual na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

O licenciado em Ciências Naturais – Química Felipe Barros Lima reconheceu todo o trabalho e aprendizado adquiridos durante sua trajetória na UFMA, os quais, segundo ele, serão levados para sua carreira como professor.

“Hoje está sendo maravilhoso, até porque foram alguns anos durante a minha vida que estiva aqui e, por fim, depois de quatro anos, consegui realizar algo que já era pertinente na minha vida, tive ali altos e baixos, mas consegui superar. Atualmente, já trabalho como professor, mas planejo iniciar uma pós-graduação agora. Da UFMA, estou levando tudo que aprendi com os professores para a sala de aula”, destacou.

O diretor do Centro de Ciências de Grajaú, Aluísio José Fernandes Júnior, reflete a importância dessa formação qualificada para o município e região. “Temos a certeza que estamos entregando professores competentes e muito bem-qualificados para o mercado de trabalho, tanto de Grajaú como para a região. Os dois cursos permeiam o trabalho interdisciplinar, tanto nos trabalhos de extensão quanto nos trabalhos de pesquisa que ajudaram a formação interdisciplinar desses alunos”, ressaltou.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, enfatizou que esses momentos de colação de grau refletem os esforços da Universidade em promover a integração entre todos os centros e em formar profissionais qualificados para o mercado nas diversas regiões do estado.

“Estamos presentes nas colações de grau de todos os nossos câmpus. Hoje estamos aqui em Grajaú, onde participamos da colação de grau dos formandos de ciências naturais e humanas, é mais um grande número de discentes egressos qualificados entregues para a sociedade”.

Colação de Grau Campus Grajaú - 2023.2

Mérito estudantil

O evento, marcado por um clima de emoção e conquista, destacou não apenas a conclusão de uma etapa na vida dos formandos, mas também a excelência acadêmica de dois alunos que receberam o mérito estudantil por seus desempenhos exemplares ao longo de suas jornadas universitárias.

A honraria, que foi instituída pela Universidade Federal do Maranhão por meio da resolução Consun 361, de 08 de novembro de 2021, é concedida aos discentes que tenham concluído o curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-reitoria de Ensino; não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos; não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não tenham sofrido nenhuma sanção disciplinar e tenham Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8.

Seguindo esses requisitos, durante a solenidade, receberam o diploma de Mérito Estudantil os formandos: Joilton Nunes Leite, do curso de Ciências Humanas – Geografia, e Paulo Henrique de Sousa, do curso de Ciências Naturais – Química.

Natural de Arame, Joilton Nunes completa sua jornada acadêmica com mérito, considerando-a a recompensa de quatro anos de dedicação em busca de um futuro melhor. “Não existem palavras para descrever. Eu não esperava. Mesmo cumprindo todos os requisitos, nunca imaginei que conseguiria. Não existem palavras para descrever todas as emoções que estamos sentindo neste momento. Colher todas as recompensas ao longo desses quatro anos é gratificante. Sinto-me feliz por saber que todos esses anos de trabalho, enfim, deram resultados”, expressou.

Em sintonia com esse sentimento, os pais de Joilton demonstraram todo o orgulho e felicidade ao verem seu filho se formando e recebendo reconhecimento por toda a dedicação e esforço.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas