Câmpus de São Bernardo promoverá VI Seminário dos Extensionistas de 28 de novembro a 1º de dezembro

publicado: 25/11/2022 10h43, última modificação: 25/11/2022 20h04

Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2022, será realizado o VI Seminário dos Extensionistas (Semex), promovido pela coordenação do projeto de Extensão “A Química nas Escolas: Integrando a Teoria à Prática”, vinculado à coordenação do curso de Licenciaturas em Ciências Naturais e em Química. Neste ano, o evento terá formato híbrido, com atividades presenciais no Centro de Ciências de São Bernardo e digitais pela plataforma Google Meet

Com a temática “O Bicentenário do Brasil: A evolução das Ciências”, o seminário buscará discutir com a comunidade acadêmica e com sociedade em geral, sobre a evolução das ciências ao longo dos 200 anos e sua relação com o desenvolvimento da sociedade, para valorização das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade.

Durante o evento, ocorrerão palestras, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos que serão abertos para toda a comunidade acadêmica, entre estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação, professores do ensino básico e superior e pesquisadores da área ou afins.

As atividades oferecidas na programação abordam temas variados, sob a perspectiva da produção científica. A palestra do dia 28, por exemplo, tratará das múltiplas plataformas de divulgação científica no Brasil, contemplando desde a veiculação em rádio até o uso dos podcasts. As oficinas e os minicursos trazem conteúdos como noções de biossegurança laboratorial e reciclagem.

O último dia do evento contará com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais da Universidade Federal do Piauí, Tânia Patrícia Silva, que falará sobre a biossíntese de nanopartículas de prata — um dos principais agentes antimicrobianos conhecidos atualmente — a partir da folha do cajueiro.

Acesse o site do Sigeventos para ver a programação completa

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro